São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

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SEXO
Espectro da Aids passou

do enviado a Cannes

Há muito tempo não se transava tanto em Cannes. Ao menos nas telas. O espectro da Aids havia tornado mais pudico o cinema visto na Croisette.
Todo cuidado ainda continua sendo pouco, mas tudo se passa como se o pior da crise já estivesse para trás. É ter critério e responsabilidade. Mas não foi bem assim no quente cardápio fílmico deste ano.
Em Cannes 98, o sexo explícito foi muito além de seu tradicional feudo anual com a entrega do Hot's D'Or, o Oscar para a indústria internacional da pornografia filmada, entregue ontem.
"Idioterne", de Lars von Trier, apresentou uma breve cena de penetração em plena sessão de gala. As más línguas dizem que é o único momento de real radicalismo de todo o filme.
"Idioterne" trouxe ainda de volta a promiscuidade, numa isolada sequência de sexo grupal. Múltiplos parceiros ao mesmo tempo ainda é coisa rara, mas a alta rotatividade das prostitutas esteve presente em nada menos que três filmes da seleção oficial.
A estupenda Katrin Cartlidge passa ao menos metade de suas cenas em ação com clientes em "Claire Nolan". A jovem heroína do sensível "Kanzo Sensei", de Shohei Imamura, luta até o final para se redimir da prostituição à qual foi forçada pela Segunda Guerra. Já em "Flowers of Shanghai", de Hou Hsiao-hsien, tudo se passa nos bordéis de luxo da China do final do século passado.
Fossem outros os tempos, "El Evangelio de las Maravilhas", de Arturo Ripstein, teria provocado um senhor escândalo na mostra Um Certo Olhar. Na Canudos deste final de século criada pelo mexicano, a nova Maria é uma promíscua adolescente que comanda um prostíbulo. Para manter-se virgem, opta pelo sexo anal.
Mas Cannes 98 foi mesmo tomada por uma avalanche de filmes sobre crimes e tabus sexuais. A violência sexual contra menores é o tema central do soberbo "Happiness", de Todd Solondz (exibido na Quinzena dos Realizadores), do original "Island, Alicia", de Ken Yunome (Um Certo Olhar), e em dois filmes da competição: "La Classe de Neige" (A Aula de Esqui), de Claude Miller, e "Festen" (Festa em Família), de Thomas Vinterberg. (AL)



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