São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

Prepare o modelón; agora é só fashion

Começou. E a partir de hoje só se fala de moda em São Paulo. E se você não se interessa é melhor mudar de cidade, já que pela primeira vez teremos duas semanas de temporada, com a sequência da Casa de Criadores com a São Paulo Fashion Week, fato inédito até hoje. São não apenas os desfiles, mas eventos de todo tipo, como festonas de patrocinador como a da Rhodia, anteontem; festinhas de insiders como a do stylist Cesar Fassina, no apartamento dele, em Pinheiros; prêmios como o Avon; black-tie como a do lançamento das jóias da H.Stern inspiradas no universo dos irmãos Humberto e Fernando Campana, ontem. E que linda é essa linha; o resultado é um mix de moda, design e joalheria, criativo e inteligente. E muito fashion.
E no Rio também tem moda, claro: a temporada de verão rola lá entre 15 e 18 de julho, sob o tema "Moda como Instrumento de Transformação Social", com exposições e minidesfiles de cooperativas como o Viva-Rio, com as costureiras de Macaé, a Coopa-Roca, da Rocinha, e a Safe Shop do Gapa. A idéia é fazer mais business, projetar a moda do Rio para o mundo e integrar o fashion com o carioca way of life.

UFA, UMA NOVA REVISTA DE MODA BRASILEIRA
Patrocinada pela Marlboro, uma nova revista de moda vai agitar o mercado editorial brasileiro. João Carrascosa e Flavia Lafer, dois talentosos nomes da jovem cena editorial brasileira, lideram a novidade, que tem projeto gráfico da editora Bookmark (Cippola e Helio Rosas), o mesmo time da cult "55". O projeto começou em abril último e seu número zero sai em final de julho. Assim, a "M00" será seguida da "M01" e assim por diante, com os números mudando a cada edição. Devido à legislação de propaganda de cigarros, a Marlboro não aparece em nenhum lugar da revista. Mas nem precisa. Com um investimento institucional desse porte, a empresa acerta em cheio. Muito mistério se cercou do projeto, desde seus primórdios. Um contrato de sigilo impedia seus participantes de sequer admitir a existência da revista e, por isso, esse número 00 foi todo fotografado em Nova York e na Bélgica. Tem material de Vavá Ribeiro, Greg Sorensen, André Barrps, Thiago Molinos e do belga Christian Aschman, todos fotógrafos sem espaço na mídia mainstream. "A idéia é usar profissionais jovens e pouco publicados, entre fotógrafos e stylists", adianta João Carrascosa, jogando, portanto, uma luz no túnel viciado das grandes publicações. São 125 páginas, em quatro edições ao ano, que usam a moda para falar de comportamento, arquitetura e tendências urbanas. "A moda é o start." João adianta também inovações em termos de intervenções gráficas e a excelente qualidade visual dos produtos Bookmark. Vai ser ótimo.

CONVIDADO TOP NA SP FASHION WEEK
Ao menos um convidado importante já confirmou presença para a São Paulo Fashion Week. É o escritor Collin McDowell, autor dos livros sobre John Galliano (para quem é curador de uma mostra a estrear este ano), Manolo Blahnik e, mais recentemente, Ralph Lauren. Interessado pelo Brasil, McDowell é fã especialmente do trabalho de Alexandre Herchcovitch e de Lino Villaventura.

REINALDO LOURENÇO DESFILA MASCULINO
Depois da excelente coleção de inverno, as atenções estão voltadas para o moderno mundo de Reinaldo Lourenço, que consegue desdobrar também na loja o bom resultado da passarela. Desta vez, Reinaldo Lourenço avança e vai apresentar também uma minicoleção masculina dentro do seu desfile de verão 2002 na São Paulo Fashion Week, dia 29, próxima sexta.

FORUM TRAZ STYLIST DESCOLADA
A marca de Tufi Duek chamou para assinar seu desfile a stylist Camille Bidault-Waddington. Ela é uma das mais descoladas do momento no circuito internacional, é editora contribuinte da "Face" e tem trabalhado com linhas como a supercool Marc, da Marc Jacobs. Sem falar que ela é charmosérrima e é considerada uma das meninas mais bacanas da nova geração. Que bom, a imagem da Forum estava precisando de uma força, já que a tão anunciada colaboração com Steven Meisel e trupe, com os modelos Isabelli Fontana e Alvaro deixou bastante a desejar, além de ter perdido totalmente a conexão com o imaginário do desfile em si (fora o cabelo, né?).

ELLUS TRAZ STYLIST FRANCÊS
A Ellus tem novo stylist para este verão. A marca de Nelson Alvarenga trouxe o francês Donassian para assinar o desfile feminino na São Paulo Fashion Week, na próxima quinta, dia 28. Formado pelo Studio Berçot, da veterana Marie Rucki, ele veio ao país diversas vezes e, em uma delas, foi convidado a conhecer o processo da marca e ficou na empresa por duas semanas. Quem já o viu trabalhando diz que ele é muito criativo. E a Ellus dá um banho de bom humor e auto-ironia (muitas vezes valores escassos no mundo da moda) e em seu convite da SP Fashion Week traz a imagem de pé segurando com os dedos um scarpin caindo, alusão ao maldito sapato que quase estragou o desfile da grife no inverno, em momentos inesquecíveis. A foto é de Vavá Ribeiro, bem como a campanha da marca para o verão.

SOMMER VOLTA A DESFILAR AMIGOS
Outro darling dos modernos, o estilista Marcelo Sommer, volta às origens e vai trazer novamente amigos e clubbers no casting de seu desfile. Quem desfila para Sommer essa temporada são o designer Muti Randolph, os produtores Dudu Bertholini e Vanessa Monteiro e a estilista Fabiae Bercsek (lembra que na última temporada eles ficaram sentados sob o luminoso?), mais a promoter Luma Assis, a cantora Ana Gelinskas e as gêmeas Carolina e Isadora -que agora têm uma lojinha de roupas de grife de segunda mão na galeria Ouro Fino. Mas quem Sommer está hypando mesmo é a princesa rebelde Paola de Orleans e Bragança, 17, tataraneta da princesa Isabel, que ele conheceu em uma festa no Rio. O tema do desfile de Sommer neste ano é House Barroca, com inspiração na house music e na cultura do excesso. Bem atual, caro Sommer, bem atual.

IMITATION OF CHRIST EM SP HOJE
Rola a partir de hoje, até o dia 1º de julho, dentro do Carlton Arts, a participação do Imitation of Christ, a polêmica dupla de estilistas americanos que apareceu e virou hype ao desfilar dentro de uma casa funerária em Nova York, em clima de velório mesmo. Matt Damhave e Tara Subkoff são contestadores da indústria da moda, à sua própria moda, e chegaram a criar uma camiseta pedindo a cabeça de Tom Ford -comprada pelo próprio, aliás. Em SP, Matt, 22, contou que criaram uma coleção especialmente para o Brasil. "As pessoas aqui são muito mais abertas que os nova-iorquinos", empolga-se. Animados, eles querem visitar Rio, Brasília e "the jungle" (a Amazônia). E Matt diz que eles conhecem e adoram a moda de Marcelo Sommer.

PRÊMIO AVON ACERTA DE NOVO
Mais uma vez rolou superbem o Prêmio Avon Color de maquiagem, um dos eventos mais esperados do ano pelo povo da moda. Entre os vencedores desta edição, estão Robert Estevão, na categoria Mídia Impressa Editorial, com o excelente trabalho "A Festa - Meio Ambiente 2", da "On Speed", que vence pela segunda vez, reforçando a relevância de veículos alternativos como foco de criatividade. Em Mídia Impressa Publicitária, Marcelo Gomes venceu pela campanha Philips on Top, da Carillo Pastore. Em Desfiles, o talentoso Henrique Mello ganhou pela absurda maquiagem do verão 2001 de Lino Villaventura. O prêmio especial foi entregue ao adorável Carlos Carrasco, que ficou famoso agora como "o maquiador da Gisele", mas é muito mais...

SEI BELÍSSIMA, MONA
A top performer Marcelona, diva do underground paulistano, faz hoje uma performance-relâmpago no clubinho Pix, no Pacaembu. Em comemoração a seu aniversário, que é amanhã, Marcelona preparou um show de três minutos. É de não perder. Feliz aniversário, amiga!!! E por falar em mona, que coisa linda a parada gay, não é mesmo? E estava muito, mas muito mais cheio do que nos anos anteriores, em alguns lugares era impossível atravessar a rua, de tanta gente!!! Tantos momentos bonitos, tantas velhinhas dando força, e a virada linda da Paulista para a Consolação onde se via um mar de gente para os dois lados, tocando "Samba Magic" no carro da Lôca? Ano que vem com certeza chegaremos a 300 mil!!!

FREE ZONE JUNTA JOVENS CULT
Um descolado evento multimídia vai reunir a jovem cena cult/alternativa no país. É o Free Zone, que rola no Rio, neste domingo, e chega a São Paulo dia 7 de agosto, depois de passar por Curitiba e Belo Horizonte. A história é reunir artes plásticas, música, performance, DJs e poetas. Os nomes, todos descolados, são de fato bem bacanas: entre algumas das atrações confirmadas estão grupo Chelpa Ferro, com participação especial de Arnaldo Antunes, Franklin Cassaro, Sonic Jr., o eloquente Michel Melamed, Rodrigo "Cabelo", Cazé (ele mesmo, ex-MTV), Felipe Hirsch, o poeta Chacal e o criativo DJ Dolores. No Rio, as apresentações incluem os músicos Dado Villas-Boas e João Barone. Em SP, o local é o galpão Mofarrej, ali na Vila Leopoldina.


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha

www.erikapalomino.com.br
E-mail: palomino@uol.com.br


Texto Anterior: "A Comilança": Fábula filosófica de Ferreri tem atualidade espantosa
Próximo Texto: Primavera-verão: Jovens abrem temporada 2002
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.