São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Drexler dispensa samba e ecoa nova MPB

SYLVIA COLOMBO
EDITORA DA ILUSTRADA

Para gravar "Amar la Trama", 12º disco de carreira, Jorge Drexler, 45, chamou testemunhas anônimas que assistiram às sessões. De acordo com sua reação, alterou as músicas.
Agora, a experiência é ampliada. Nos shows que vem realizando na Europa e que traz amanhã a São Paulo, Drexler pretende ouvir a plateia e incorporar suas impressões ao concerto.
"Ao vivo, a audiência comanda a metodologia da apresentação", disse à Folha. A obsessão de Drexler pela reação das pessoas à sua arte não vem de hoje. Em "Cara B" (2008), até o ruído da entrada dos teatros foi incorporado ao álbum.
Conhecido por ser um dos representantes da nova música do rio da Prata, o uruguaio mistura a tradição milongueira da região a influências urbanas e elementos da MPB.
Diferentemente de álbuns como "Eco" (2004) ou "12 Segundos de Oscuridad" (2006), porém, a melancolia não é o mote essencial de "Amar la Trama". "Trata-se de um trabalho mais iluminado", explica.
A relação com a música brasileira também mudou. Se nos outros álbuns a bossa nova e Caetano Veloso eram as referências, agora Drexler está mais interessado na nova produção. "Não preciso fazer samba para soar brasileiro. Hoje me sinto muito mais influenciado por artistas como Marcelo Camelo."
Na Espanha já há dez anos, o coração de Drexler se dividiu na Copa. Vibrou com a vitória da Roja, mas torceu mesmo pelo guerreiro Uruguai. "A vitória da Espanha foi a vitória da solidariedade.
Gostei da ausência de egolatria. As estrelas não brilharam, venceu a humildade."

JORGE DREXLER
QUANDO sex., 22h
ONDE Via Funchal (r. Funchal, 65, tel. 0/xx/11-2144-5444 )
QUANTO De R$ 70 a R$ 200
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Texto Anterior: Após Copa, Uruguai fica pop também nas artes
Próximo Texto: Peça de teatro mescla Maracanã com Shakespeare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.