São Paulo, sexta, 22 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALZBURGO
As apresentações das orquestras agradam ao público, mas óperas causam polêmica; evento termina dia 31
Festival é marcado por grandes concertos

RAQUEL KRITSCH
especial para a Folha

Grandes concertos marcaram as duas primeiras semanas do 19º Festival de Salzburgo, que termina no próximo dia 31.
A "Sinfonia nº 9", de Mahler, dirigida por Bernard Haitink, acompanhado da Filarmônica de Viena e o "Concerto para Piano nº 4", de Beethoven, interpretado pelo pianista norueguês Leif Ove Andsnes, acompanhado pela Orquestra Filarmônica de Oslo, foram algumas delas.
A première da ópera moderna "Wozzeck", de Alban Berg, com direção de Peter Stein, e regida por Claudio Abbado, acompanhado do coro da Ópera Estatal e da Filarmônica de Viena resultou numa síntese de estrutura dramática e musical.
Participam do elenco Albert Dohmen, no papel de "Wozzeck", Frode Olsen (Doutor) e Jon Villars (Tamboumajor).
Já não se pode dizer o mesmo de "Pelléas et Mélisande", ópera de Debussy, dirigida pelo maestro Sylvain Cambreling, com a Orquestra Filarmônica de Londres.
Embora tenha contado com um bom elenco musical, como Dawn Upshaw (Mélisande) e Robert Lloyd (Arkel), a encenação de Robert Wilson não convenceu: houve exagero na simbologia e oposições simplificadoras.
Além disso, Wilson carregou na estética minimalista que, aliada ao ritmo lento da encenação, provocou cansaço no espectador.
A série de concertos-solo, para compensar, ofereceu duas atrações de rara qualidade: a soprano Jessye Norman, interpretando peças de Schumann, Brahms e Poulenc e o violinista Maxim Vengerov, tocando Massenet, Beethoven, Mozart e Tschaikovski.
Outro ponto alto do festival foi o concerto do menino prodígio italiano Gianluca Cascioli, já considerado o sucessor do pianista Maurizio Pollini.
Acompanhado da Orquestra do Mozarteum de Salzburgo, ele pôde mostrar o quanto domina o teclado. Também os ciclos de música contemporânea "Zeitfluss" e "Next Geration" apresentaram boas composições de Galina Ustvolskaya, John Cage e obras inéditas de Kartheinz Essl.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.