São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor aposta que Lula "conta tudo" no final de sua gestão

DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta João Moreira Salles gostaria de fazer uma seqüência do documentário "Entreatos" (2004), em que filmou a vitoriosa campanha presidencial de Lula da Silva em 2002.
Mas o projeto não tem relação com a atual campanha do candidato petista. "Se tivesse oportunidade, não filmaria esta campanha. Esta talvez seja a mais desinteressante eleição que já vivi", afirma o diretor.
O que "seria fascinante", na avaliação do documentarista, é o registro dos 30 últimos dias de Lula da Silva no poder. "Essa seria a coda de "Entreatos". Teríamos a euforia [da primeira eleição] e o final. Isso me interessa", afirma.
Salles imagina que, num filme sobre o fim de seu governo, Lula "contaria tudo, falaria do mensalão, de Roberto Jefferson, de quem o traiu, de quem não o traiu", porque "Lula não consegue não dizer. Ele tem muita dificuldade para falar em "off'", observa o diretor.
Além disso, Salles acha que, em 2010, Lula da Silva já não teria mais um horizonte de atuação política que o impedisse de fazer revelações. "Ele provavelmente não vai fazer seu sucessor. Não há nenhuma figura do PT com dimensão nacional. O partido está esfacelado", disse.
O diretor observou que "é possível que Lula chegue ao fim do segundo mandato. É provável. Mas é possível que também não chegue", dadas as denúncias envolvendo sua campanha.
Mesmo havendo "um processo de impedimento" do presidente, Salles disse que tentaria filmar o término do governo Lula da Silva. "Mas acho mais interessante filmar os últimos dias do poder exercido até o final", afirmou o diretor.
Depois das filmagens de "Entreatos", Salles e Lula não mais se falaram. Com a permanência do presidente na liderança das intenções de voto, mesmo depois da série de escândalos em sua campanha, o documentarista estima que "ele não deve estar deprimido como a gente supõe". "Alguma coisa certa deve achar que fez." (RC e SA)


Texto Anterior: Salles lança filme com Lula "público"
Próximo Texto: Cena de Freud atesta que "filme está vivo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.