São Paulo, terça, 22 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO
Poder mundial é tema da obra
Livro propõe novas formas de energia

IVAN FINOTTI
da Reportagem Local


"Um livro ambicioso, que pretende contribuir para mudar a cabeça do homem brasileiro, fazendo uma análise original da questão do poder mundial."
Assim o sociólogo e colaborador da Folha Gilberto Felisberto Vasconcellos e o físico J.W. Bautista Vidal definem seu "Poder dos Trópicos - Meditação sobre a Alienação Energética na Cultura Brasileira" (editora Casa Amarela), que lançam hoje no Ática Shopping Cultural, em São Paulo, às 19h.
"Poder dos Trópicos" é uma seleção de textos e entrevistas que Vidal concedeu a diversos jornais e revistas, complementado por depoimentos dados a Vasconcellos.
A obra propõe um modelo de desenvolvimento ao país que passa pela ruptura com o sistema financeiro internacional e por uma economia independente nos campos tecnológico e energético.
Segundo os autores, há duas grandes crises mundiais que atingem as nações hegemônicas: a energética e a ecológica. No caso brasileiro, essas questões ganham dimensões abrangentes.
"Somos a maior nação tropical do planeta", diz Vasconcellos, que é professor de ciências sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e autor de "O Cabaré das Crianças" (editora Espaço e Tempo), entre outros.
"Temos as condições naturais para construir uma civilização solidária e paradisíaca, mas somos vítimas da alienação energética."
Vasconcellos cita, por exemplo, o que chama de "eclipse do Sol" na cultura brasileira.
"Paradoxalmente, existe vasta alusão à Lua em nosso folclore.", afirma.
Segundo ele, o mesmo acontece em relação ao mar. "Salvo na Bahia, entre nós, Iara ou Boto pega mais fundo do que Iemanjá."
Para Bautista Vidal, físico especializado em termodinâmica e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Geisel, quando trabalhou no projeto do Proálcool, "o trunfo do Brasil é a grande fonte de todas as formas de energia usada pelo homem: o Sol, esse reator a fusão nuclear. Porque somos o grande continente tropical do planeta".
Bautista defende idéias de como aproveitar o Sol e a agricultura como fonte de energia, ou seja, de como usar a biomassa -qualquer matéria de origem vegetal utilizada como fonte de energia.
"Só o dendê daria para produzir 6 milhões de barris de óleo diesel por dia. Do coco do babaçu, poderia se construir um complexo energético jamais visto", afirma.
²
Livro: Poder dos Trópicos - Meditação sobre a Alienação Energética na Cultura Brasileira
Autores: Gilberto Felisberto Vasconcellos e J.W. Bautista Vidal Lançamento: Casa Amarela Quando: hoje, às 19h Onde: Ática Shopping Cultural (av. Pedroso de Moraes, 858, 3º andar, tel. 011/867-0022) Quanto: R$ 29 (304 págs.)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.