UOL


São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
DO LEBLON AO CENTRO DE SP João Ubaldo Ribeiro num momento "leave me alone"; o escritor, avesso a badalações, abriu uma exceção anteontem e veio a SP para conferir a peça "A Casa dos Budas Ditosos", baseada no livro homônimo de sua autoria

Sangue bom

Aumentou bastante o número de doadores voluntários da Fundação Pró-Sangue, que abastece 53% da cidade de SP. Em dez anos, o índice de doações da fundação subiu de 3% para 70%. Um salto e tanto, "mas ainda falta sangue", diz a hematologista da entidade, Aline Monteiro.
 
Segundo a médica, hoje no Hospital das Clínicas há um estoque de cerca de 30 bolsas de sangue do tipo O-. Se num dia houver cinco acidentes graves com pacientes que precisem desse tipo sanguíneo, o estoque desaparece em horas.
 
Uma portaria do Ministério da Saúde, de dezembro de 2002, pode ter ajudado a aumentar esse índice: ela aumentou a idade-limite do doador de 60 para 65 anos. Por outro lado, a mesma portaria restringe o número máximo de doações por ano: homens, que podiam doar sangue até seis vezes, agora só podem quatro. Entre as mulheres, o número passou de quatro para três vezes anuais.


SILÊNCIO
Roseana Sarney mandou nesta semana um telegrama de solidariedade a Ari Friedenbach, pai de Liana, a adolescente assasinada em Embu Guaçu. Ele estranha que até agora o presidente Lula não tenha feito o mesmo.
 
"Acho espantoso esse silêncio", diz Friedenbach, que se encontra na semana que vem com Gloria Perez, no Rio.

PROJETO BELEZURA
O supersalão de beleza que o cabeleireiro Celso Kamura -o preferido de Marta Suplicy- está construindo na rua Consolação amanheceu, na semana passada, com uma pichação nos tapumes. "Este é que é o projeto belezura", escreveu o "artista".
 
Em poucos minutos, a pichação foi removida. Agora um segurança cuida dos tapumes do salão de Kamura.

TUDO BEM
Tudo volta ao normal na peça "Tio Vânia", em cartaz no teatro Faap. É que as apresentações do último fim de semana foram canceladas por causa de um problema de saúde do ator Rogério Fróes -ele teve pneumonia. Ficou seis dias no hospital e agora está em repouso. Para as próximas apresentações, será substituído por Felipe Wagner.

MAIS NOMES
Alfons Hug, curador da próxima Bienal de SP, confirma mais quatro nomes para o ano que vem: Cabelo e Livia Flores, do Rio, e, de São Paulo, Thiago Bortolozzo e Fabiano Marques.

SORRY
A Associação dos Surfistas Profissionais da América do Sul teve que pedir ajuda ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, para que dois surfistas cariocas -Raoni Monteiro e Yuri Sodré- conseguissem liberação de entrada nos Estados Unidos. O destino final dos dois seria o Havaí, onde disputariam um campeonato.
 
Na escala em Los Angeles, Monteiro e Sodré -dois dos nomes mais fortes do surf brasileiro da nova geração- foram mandados de volta ao Brasil. Com a interferência do Itamaraty, o consulado americano no Rio fez um pedido formal de desculpas aos surfistas e concedeu novos vistos à dupla.

CLIQUE
Vai ser animada a festa de dois anos da Photogourmet, evento que tem reunido artistas para discussões em torno da arte e uma boa mesa gastronômica. Egberto Nogueira, Luciana Cavalcanti, Márcio Scavone e Cássio Vasconcellos, entre outros 33 fotógrafos, expõem hoje suas obras na Ímã Foto Galeria hoje. Dois DJs dão o toque musical à comemoração.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E LUCRECIA ZAPPI


CURTO-CIRCUITO
A Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral) apresenta o espetáculo infantil "O Aprendiz de Maestro Dá a Volta ao Mundo", na Sala São Paulo, às 11h.
A artista plástica Adrianne Gallinari abre exposição na Casa Triângulo hoje, das 12h às 18h.
O livro "Caixa Modernista", organizado por Jorge Schwartz, será lançado hoje na Pinacoteca, das 11h às 15h.
Hoje tem performance de Laura Lima, palestra com Lúcia Santaella e Nizia Villaça e apresentação do Corpo de Baile, no Paço das Artes, a partir das 14h.
O colecionador Kim Esteve lança o livro "A Memória do Guardião - A Coleção Kim Esteve e uma História da Chácara Flora" amanhã, em sua casa, na Chácara Santa Helena, às 16h.
O IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) comemora amanhã 35 anos de existência, com lançamento de livro e show de Gal Costa, na Sala São Paulo, às 19h.


Texto Anterior: O sertão alemão de Rosa
Próximo Texto: Rodapé: A prosa jazzística de um gigolô de imagens
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.