UOL


São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Fome zero (de livros)

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Algumas boas notícias para o livro, para variar um pouco. Motuca, Narandiba, Populina e outros 80 municípios paulistas sobre os quais você não tem notícias devem ganhar suas primeiras bibliotecas.
Com a parceria entre o projeto federal Quero Ler, o governo estadual e as prefeituras das 83 cidades de São Paulo que ainda não tinham um acervo público de livros, o problema deve estar resolvido até abril.
Mais boas notícias? O governo de São Paulo está começando uma ação de montar "salas de leitura" em todos os conjuntos habitacionais do Estado. Quarta-feira próxima será dado o pontapé inicial, com a abertura de um espaço para livros no conjunto de Jardim Iguatemi, na periferia da zona leste.
Os moradores receberão em média 500 exemplares, tirados das doações que a secretaria de Cultura vem arrecadando (saiba como doar no www.cultura.sp.gov.br/outros/doacao-livros/index.htm).
"A idéia é óbvia. Temos muita gente querendo ler, sem acesso ao livro. Vamos levar livros a todos", diz José Luiz Goldfarb, que coordena o programa "São Paulo: um Estado de Leitores".

SOMBRERO
Já estão no México a 1,2 tonelada de livros que vão representar o Brasil na 17ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, o maior evento editorial de língua espanhola. Os quase mil títulos, de 20 expositores, ficarão à mostra no estande brasileiro, organizado pela Câmara Brasileira do Livro.
 
Nelson de Oliveira festeja o evento com tequila. Seu "O Filho do Crucificado" será lançado lá pela editora mexicana Obranegra.

SOMBRERO 2
Mais uma mexicana. A Edusp está lançando no Brasil o primeiro fruto da parceria que fez com a poderosa editora Fondo de Cultura Económica: edição bilingue de "Morte sem Fim e Outros Poemas", de José Gorostiza. A editora mexicana lança por lá, em contrapartida, poetas brasileiros.

BROTHERS
Tem dois brasileiros na corrida, longa corrida, por um dos prêmios literários mais ricos do mundo. O irlandês Impac Awards, que dá 100 mil, anunciou sua lista inicial de concorrentes esta semana com a presença de "Dois Irmãos", de Milton Hatoum, e "O Matador", de Patrícia Melo.

VOVÔ SABE TUDO
A rede de livrarias Siciliano está inaugurando um novo serviço em três de suas lojas. Nos shoppings Higienópolis, Jardim Sul e West Plaza, oferecem, das 16h às 21h, os palpites de um "consultor literário", "geralmente aposentado".

SINCRETISMO
O terreno da religião favorece "milagres". Recém-lançado, "Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo" (Futura), de Jacques Attali, tem, a olho nu, projeto gráfico parecido com o de "Legenda Áurea", clássico sobre santos lançado este ano pela Companhia das Letras.


elek@folhasp.com.br


 DOMINGO A Olavobrás relança, com quatro livros, a coleção de poesia Bagatela no Finnegan's Pub (0/xx/11/3062-3232)0 SEGUNDA A livraria Boa Vista (0/xx/11/3031-4158) tem o lançamento de "O Mercado das Crenças", de Eduardo Giannetti0 QUARTA Joca Reiners Terron autografa na Cultura (0/xx/11/3170-4033) seu "A Curva do Rio Sujo" (Planeta) 0 QUARTA "Reino da Pele" (Iluminuras), de Contador Borges, sai na Boa Vista0 QUINTA A revista "Sibila" chega ao 5º número no MAM (0/ xx/11/5549-9688)0 QUINTA André Fischer assina "Dicas de Sexo para Mulheres por um Homem Gay" (Jaboticaba) na Cultura0 QUINTA Malvine Zalcberg e Eduardo Tolentino de Araújo fazem Café Filosófico na Cultura-V.Lobos (0/ xx/11/3024-3599)0 SEXTA O educador português José Pacheco fala no Tuca (0/xx/11/ 3670-8453)


Texto Anterior: Biblioteca Folha: Marcel Proust faz reflexão sobre tempo e linguagem
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.