São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A minidiva do canto lírico

Divulgação
Charlotte Church, cujo primeiro CD chega ao Brasil em fevereiro



Aos 12 anos, a garota inglesa Charlotte Church vende no Reino Unido 600 mil cópias de seu primeiro CD, "Voice of an Angel", e está sendo "adestrada' para ser uma nova Maria Callas


MARIANA SGARIONI
enviada especial a Roma

Uma menina britânica de apenas 12 anos com voz de soprano adulta se tornou a cantora mais jovem a alcançar o primeiro lugar nas paradas de discos clássicos na Inglaterra. Charlotte Church já vendeu mais de 600 mil cópias de seu primeiro CD, "Voice of an Angel", lançado no país pela Sony em novembro do ano passado.
Em sua curta carreira, a cantora lírica mirim já ocupa também o quarto lugar na parada pop e ganhou um disco de platina após três semanas do lançamento de seu CD, transformando-se em uma das grandes apostas da gravadora para este ano. O disco chega ao Brasil em fevereiro.
"Charlotte canta música erudita, mas tem o encanto de uma jovem estrela pop. Com sua personalidade, ela tem a habilidade de atrair milhares de novos fãs para a música clássica", afirmou Peter Gelb, presidente da Sony Classical.
O CD "Voice of an Angel" traz uma coleção de músicas sacras e celtas, que Charlotte canta acompanhada pela orquestra e pelo coro da Welsh National Opera. Entre as músicas estão "Pie Jesu", de Andrew Lloyd Webber, e "Ave Maria", de Caccini, além das clássicas "Danny Boy", "My Langan Love" e "Amazing Grace".
Nascida em Cardiff, na Inglaterra, onde mora com seus pais, Charlotte começou a cantar aos 8 anos. Sua tia, a também cantora Caroline Cooper, levou a menina a um programa de auditório que revelava talentos mirins. Ela cantou um trecho de "Pie Jesu" e a partir daí passou a ser convidada para diversos programas de TV.
Foi após um desses programas que Charlotte encontrou o presidente da Sony do Reino Unido, Paul Burger. "Ela pediu para cantar para mim em meu escritório. Fiquei impressionado com sua voz angelical, que tem uma potência extraordinária. Assinamos o contrato em seguida", contou Burger.
Charlotte gravou o CD "Voice of an Angel" durante suas férias de verão do ano passado. Na Austrália, onde o CD foi lançado em dezembro, a intérprete conseguiu disco de platina em apenas duas semanas. Em poucos meses, Charlotte já cantou em eventos de importância internacional, como na Missa do Galo, celebrada pelo papa no Vaticano, e no aniversário de 50 anos do príncipe Charles.
Fã confessa de música pop, a pequena intérprete -que está sendo preparada e adestrada para ser uma nova Maria Callas- diz que não pretende mudar seu estilo.
"Minha grande ambição é cantar "Madame Butterfly' em Milão", afirmou Charlotte, em entrevista à Folha, em Roma, onde fez uma apresentação de lançamento para a mídia internacional sob os olhares atentos da mãe e de um exército de produtores. Leia a seguir trechos da entrevista:

CARREIRA PRECOCE - "Não tenho medo nem fico insegura com esse sucesso repentino. Tantos artistas começaram a carreira bem mais cedo que eu! Tenho o apoio da minha família e me sinto muito contente de poder cantar e aparecer na televisão. Minha mãe sempre me encorajou muito a cantar."

ÍDOLOS - "De ópera, gosto muito de Maria Callas, Luciano Pavarotti e Placido Domingo. Mas adoro também Spice Girls e George Michael. Ouço bastante música pop, mas não é o tipo de música que eu gravaria. Minhas amigas da escola não entendem o porquê, mas eu acho que essas músicas são tão inconsistentes! Quando eu tiver uns 20 e poucos anos, gostaria de cantar ópera."

ESCOLA E AMIGOS - "A minha agenda de agora fez com que eu mudasse de escola e tenho uma professora que me acompanha nas viagens, além da minha professora de canto, com quem estudo no mínimo quatro horas por dia.
Tenho estado sempre tão ocupada que nem tenho tempo de sentir falta dos meus amigos. Só sinto falta mesmo da Amanda, minha melhor amiga, mas, sempre que pode, ela está comigo.
Minha mãe sempre diz que tem medo de eu querer deixar o colégio se um dia eu ganhar muito dinheiro. Mas digo a ela para não se preocupar, pois estou determinada a seguir em frente e cantar "Madame Butterfly' em Milão."

HOBBY - "Eu adoro dançar, brincar de professora e de atriz. Mas, na verdade, o que eu mais gosto é de comprar sapatos. Adoro sapatos! Meus parentes e amigos me chamam de Imelda (em referência a Imelda Marcos, mulher do ex-ditador filipino Ferdinand Marcos, conhecida pela sua enorme coleção de sapatos). Acho que uma das coisas mais legais de ficar famosa foi poder comprar muitos e muitos sapatos."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.