São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Perseguição a judeus é tema de favorito

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Mais um poderoso documentário sobre a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra deve levar o Oscar. É "Into the Arms of the Strangers" (Nos Braços de Estrangeiros), uma tocante reconstituição da saga que salvou a vida de 10 mil crianças de origem judaica no fim dos anos 30.
Mark Jonathan Harris recupera a história do "Kindertransport", que levou para a Inglaterra filhos de judeus da Alemanha, Áustria e Tchecolosváquia.
Os outros concorrentes são saudados pela Academia depois de se destacarem no Sundance 2000. O segundo filme com maiores chances, "Long Night's Journey into Day" (Longa Jornada da Noite até o Dia), de Frances Reid e Deborah Hoffman, registra o cotidiano da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul, coordenada pelo prêmio Nobel Desmond Tutu.
Dois outros indicados tratam da questão racial nos EUA. Em "Scottsboro: An American Tragedy" (Scottsboro: Uma Tragédia Americana), Barak Goodman e Daniel Anker relembram a condenação de jovens negros pelo pretenso estupro de jovens brancas no ultra-racista Alabama do início dos anos 30. Já "Legacy" (Legado), acompanha a luta de matriarcas negras para garantir condições dignas de vida num subúrbio pobre de Chicago.
Por fim, há "Sound and Fury" (Som e Fúria), de Josh Aronson, um mergulho no universo de uma família marcada pela surdez.


Texto Anterior: Ridley Scott: Diretor de "Gladiador" diz evitar fazer previsões
Próximo Texto: Russel Crowe: Gladiador luta na arena do Oscar pela terceira vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.