São Paulo, segunda, 23 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"Eu sou o inventor da pintura metafísica e o descobridor da grande pintura, sepultada e esquecida no mundo há quase um século."

"Eu sou o único contemporâneo que sabe pintar, pois apenas eu mantenho a tradição dos antigos mestres."

"Se eu tivesse morrido aos 30 anos, como Seurat, ou aos 39, como Apollinaire, seria hoje considerado um dos maiores pintores de nosso tempo. Minha história estaria intacta; meu mito, sem manchas; minha obra, única."

"É a beleza tranquila, sem mancha, da luz, que me parece metafísica, e as coisas me parecem metafísicas quando, através da claridade da cor e precisão de sua medida formam contrastes com cada sombra. Existe um enigma maior na sombra de um homem que caminha na luz do Sol do que em todas as religiões passadas, presentes e futuras."

"A propósito do espírito mediterrâneo, nutro simpatia pelas longas noites, os dias breves durante os quais a névoa é tão densa e as nuvens tão baixas que precisamos ter acesas as lâmpadas ao meio-dia. São coisas que me fazem otimista e aumentam consideravelmente meu bom humor."

"Amo as longas noites de inverno e o sono profundo em que mergulho nessas noites."

"Para que uma obra de arte seja verdadeiramente imortal, é preciso que saia completamente dos limites do humano: o sentido e a lógica deverão se retirar. Dessa maneira se aproximará o sonho e a mentalidade infantil. A obra profunda será extraída pelo artista das profundezas mais profundas da alma, ali onde não chega nenhum rumor de arroio, nenhum canto de pássaro."

"Os surrealistas? Bem, lá pelos anos 20 cheguei a concordar com o que pensavam. Hoje vejo tudo aquilo com muita reserva. Sabe como é, minha inteligência seguramente cresceu muito nos últimos 50 anos. Eu vivo e trabalho para a eternidade."

"A tortura da vida de Cézanne foi justamente pintar trabalhos que um verdadeiro artista pintor se envergonharia de fazer aos seis anos de idade. Nos seus quadros é evidente a absoluta ignorância do desenho."

"Modigliani? Jamais deveria ter segurado um pincel."

"Os surrealistas acreditavam em Freud. Se Freud é mistificação, eu não tenho nada em comum com essa mistificação."

"A imagem do gladiador sempre me comoveu profundamente: os gladiadores não têm nada a ver com os guerreiros ou os soldados. Eles são destinados a morrer, são personagens que possuem uma tristeza própria."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.