São Paulo, terça, 23 de março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO
Público jamais desvendará os mistérios do Oscar

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Você sabe dizer o que realmente aconteceu naquela final da Copa da França? Ou se existe algum tipo de manipulação no Campeonato Mundial de Fórmula 1?
Pois é, o Oscar também entra na categoria das coisas que os comuns mortais são proibidos de saber ao certo como funcionam.
A própria Fernanda Montenegro afirmou em entrevista à repórter Glória Maria não ter a mínima idéia de como as cordinhas são puxadas em Hollywood: "Só estou chegando e sentindo".
Na qualidade de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que vota os escolhidos para o Oscar, Hector Babenco certa vez me mostrou o envelope que recebera selado da Price Waterhouse, e que a empresa de auditoria, uma das mais respeitadas do planeta, iria recolher de suas mãos assim que ele tivesse registrado suas preferências.
Segundo Babenco, não existe a menor possibilidade de ocorrer algum tipo de tramóia na contagem dos votos. Mas quem pode saber a que tipo de lobby os membros da academia são expostos?

Lógica
Qual a lógica que coloca uma obra-prima como "O Resgate do Soldado Ryan", talvez um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, em pé de igualdade com o chocho "Elizabeth", produção que retrata de forma adocicada e inexata o período menos memorável do longo reinado de Elizabeth 1ª?
Como pode Nossa Senhora de Montenegro ter competido com a efêmera Gwyneth Paltrow, mesmo levando-se em conta que a jovem atriz surpreende pelo vigor de sua Viola des Lesseps?
Ecoando "Shakespeare Apaixonado", trata-se de "um mistério".
Um mistério que o público que alimenta a mais influente indústria dos EUA jamais será incentivado a desvendar.
Talvez seja melhor assim. Algum Mr. M da vida poderia acabar nos revelando que Papai Noel, infelizmente, não existe.


Texto Anterior: Shakespeare in lobby: "Oscar do dinheiro" causa polêmica
Próximo Texto: Foi uma vitória de marketing, diz Salles
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.