São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Raízes no Surf
SBT, 15h.
  
(Rip Girls). EUA, 2000, 87 min. Direção: Joyce Chopra. Com Camilla Belle, Dwier Brown. Garota descobre que a mãe morreu, quando ela era pouco mais que um bebê, por conta do surfe. Ela precisa, então, tomar uma grave decisão: adotar o surfe ou renunciar a ele de vez.

O Retorno da Família Addams
Globo, 15h55.
 
(Addams Family Reunion). EUA, 1998, 91 min. Direção: Dave Payne, Bruce McCarthy. Com Daryl Hannah, Kevin McCarthy. Terceira incursão da família ao cinema. Ou antes, desta vez é só um filme para TV versando sobre a reunião anunciada no título.

Riquinho
SBT, 22h30.
 
(Richie Rich). EUA, 1994, 89 min. Direção: Donald Petrie. Com Macaulay Culkin, Jonathan Hyde. Adaptação das histórias de Riquinho (Culkin), o garoto mais rico do mundo. Aliás, sua fortuna está ameaçada por um executivo que pretende desviar dinheiro das empresas em proveito próprio. E Riquinho tem direito apenas a um filme pobrinho.

Adrenalina
Bandeirantes, 1h30.
 
(Adrenalin). Alemanha, 1996, 95 min. Direção: Dominique Othenin-Girard. Com Lena Gryczka, Ralph Herforth. Policial se dá mal em toda linha: mata o bandido responsável pela morte de sua mulher, vai para a prisão, perde a guarda da filha e é desacreditado pelos colegas. Ao sair da cadeia, tem de enfrentar a namorada do homem que matou.

O Enigma do Outro Mundo
SBT, 2h.
    
(The Thing). EUA, 1982, 109 min. Direção: John Carpenter. Com Kurt Russell, Wilford Brimley. Remake do filme produzido por Howard Hawks no início dos anos 50, com direção de Christian Niby. Aqui Russell é o cientista que chega à Antártida com sua equipe e topa com o ser do outro mundo, que invade os corpos e devora as pessoas. Excelente atmosfera e ótimas cenas em um filme fantástico e assustador.

Intercine
Globo, 2h05.

Para sexta, a escolha se dá entre "o inédito "Matando para Viver" (1999, de Tim Matheson, com Tom Berenger, Ron Silver) e a reprise "Forrest Gump - O Contador de Histórias" (1994, de Robert Zemeckis, com Tom Hanks, Gary Sinise).

Inferno na Torre
SBT, 4h.
  
(Towering Inferno). EUA, 1974, 158 min. Direção: John Guillermin. Com Steve McQueen, Paul Newman. Arranha-céu pega fogo no dia da sua inauguração, com pilhas de gente importante dentro. Exemplo típico do filme catástrofe, com idéias muito singelas.

O Vôo do Dragão
Globo, 4h30.
  
(The Way of the Dragon). Hong Kong, 1973. Direção: Bruce Lee. Com Bruce Lee, Nora Miao, Chuck Norris. Um filme que talvez preceda a tendência mais recente a misturar humor e kung fu. Aqui, Bruce está em Roma, onde nem por isso a máfia chinesa deixa de agir. Entre outros, enfrentará Chuck Norris. (IA)

Princesinha da Depressão

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Como o cinema vive de mostrar pequenos milagres, não custa nos determos em um bem concreto: Shirley Temple. A Fox estava na pindaíba em meados dos anos 30 (com Depressão e tal), quando descobriu a menininha que a salvaria.
Agora ela é reabilitada em um ciclo que hoje exibe "A Pequena Órfã" (Telecine Classic, 12h25). Se hoje nos parece bom ou não, é secundário. O essencial é saber que Shirley tinha sete anos. Era, efetivamente, um prodígio (não o único do gênero em seu tempo, embora o mais popular).
Há uma graça meio monstruosa em Shirley. Não é bem uma criança, mas uma prematura adulta. Satisfazia o gosto por escapismo familiar, mas também pelos espetáculos de monstruosidades.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Maradona sonhou com o Pelé!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.