São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

A vida real, complicada como ela é

DA REPORTAGEM LOCAL

"A vida ordinária é coisa bastante complexa." Esse é o lema de Harvey Pekar e também é o segredo do sucesso de "Anti-Herói Americano".
Sem a pretensão de mergulhar o espectador em uma grande trama, os diretores o aproximam da rotina pacata e aparentemente sem sentido de Pekar, num misto de comédia de situação (aqui tendo Paul Giamatti e Hope Davis no papel de Pekar e sua mulher, Joyce Brabner) e documentário, pontuado pelas aparições azedas do escritor, em estúdio e agora em carne e osso.
Como já sugeria a sua série em quadrinhos "American Splendor", o filme é uma espécie de "reality show" sobre a vida de um sujeitinho como eu e você -OK, talvez um pouco mais complicado!-, às voltas com suas manias de colecionador, suas frustrações amorosas e, sim, sua batalha contra a morte por um câncer linfático.
De uma franqueza por vezes perturbadora, Pekar não quer parecer engraçado. Ainda que seu palavrório rouco e interminável e sua galeria de (poucos) amigos freaks nos façam rir. Tampouco é só mais uma na enxurrada de adaptações de HQs de heróis superpoderosos e bem-sucedidos que nos fazem torcer por eles e encher o bolso dos estúdios de cinema.
Trata-se, enfim, de um filme anguloso, mais complexo do que ordinário, em que ora rimos, ora nos solidarizamos, ora nos sentimos culpados e miseráveis. Assim é a vida. Que, no cinema, tem se mostrado cada vez menos parecida com o jeito como ela é. (DA)


Anti-Herói Americano
American Splendor
    
Produção: EUA, 2003
Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini
Com: Harvey Pekar, Paul Giamatti
Quando: a partir de hoje, no Cinearte, Cineclube DirecTV e Frei Caneca Unibanco Arteplex



Texto Anterior: Cinema/estréias - "Anti-Herói Americano": Pacto com cinema traz sucesso a escritor
Próximo Texto: "Em Carne Viva": Sim, Meg Ryan aparece nuazinha e, sim, o filme até que é decente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.