São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Pelé diz que seu retrato feito por Andy Warhol é "orgulho para brasileiros"

DA REPORTAGEM LOCAL

Não espanta o enlace perfeito entre o mecanismo instantâneo da Polaroid e a estética de consumo fácil do artista pop Andy Warhol.
"Quando eu fui contratado pelo Cosmos [1975], que foi o grande momento do nosso futebol nos Estados Unidos, fui procurado pelo Andy Warhol", conta Pelé, o único brasileiro retratado por Warhol, em entrevista por e-mail à Folha.
"Dizia que queria reproduzir os maiores atletas do mundo de todos os tempos: Pelé e Muhammad Ali. Aí foi quando posei para o quadro. Sendo ele um dos maiores artistas do mundo, fiquei muito feliz, também por ser o único brasileiro convidado para fazer parte de sua galeria, o que deve ser um orgulho para os brasileiros."
Na verdade, a Polaroid de Pelé que está agora na mostra de Warhol na Estação Pinacoteca, em São Paulo, fez parte de uma série com dez atletas, como Kareem Abdul-Jabbar e O.J. Simpson.
Pelo acordo fechado com o artista, cada atleta receberia US$ 15 mil e Warhol poderia tirar quantos retratos quisesse em cada sessão, mas só três versões de cada um ficaram conhecidas. (SM)


Texto Anterior: Comentário: Nada é o que parece ser, diz a foto cuspida pela câmera
Próximo Texto: Werneck filma garotas de periferia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.