São Paulo, terça, 23 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Expresso do Oriente
A banda Expresso do Oriente chega com CD independente homônimo, esforçando-se por mostrar que o Brasil ainda pode comportar rock'n'roll à antiga. Consegue e não consegue. Sim, porque rocks honestos como "Noite do Sentido" até evocam o velho Tutti Frutti -e soar como rock brasileiro antigo, e não rock gringo antigo, já é um diferencial. Não, porque algumas baladas resvalam no ingênuo, são "indies" -e poucos vão ouvir. (PAS)


Tim Maia
Começou a temporada de caça a Tim Maia. "Vou Pedir pra Você Voltar" (PolyGram) é compilação que reúne muito do melhor da primeira fase do soulman brasileiro morto no início do ano. Mérito adicional: recupera "Chocolate" (71), que esteve na onda em 89 devido à regravação de Marisa Monte, mas não constava de nenhum álbum oficial de Tim. Mas o "best of" não redime a PolyGram do pecado de manter sua obra fora de catálogo. (PAS)


Vinicius Cantuária
O Vinicius Cantuária dos anos 80, que legou a pérola pop "Só Você", não quer mais existir. "Sol na Cara" (Eldorado), que agradou Japão e EUA em 96 e só agora chega ao Brasil, corre atrás da sofisticação. Não se pode dizer que não a alcance, mas, para ferir o alvo, precisou se cercar de aliados perigosos -Arto Lindsay, Ryuichi Sakamoto. Parece não ter havido violência, mas Cantuária em si ainda é mais autêntico que os "gênios" em redor. (PAS)


"O Fim da Violência"
Nesta trilha de "O Fim da Violência" (Universal), Wim Wenders é páreo duro para Tarantino em reunir estilos díspares com gente "estranha". Do experimental DJ Shadow a Los Lobos, passando pelo antigo parceiro de Wenders Ry Cooder, uma parceria bem interessante do U2 e Sinnead O'Connor (estranho, não?), os alternativos do Spain, o rouco Tom Waits e os eletrônicos Latin Playboys. Estranhamente violento.
(MARCELO NEGROMONTE)


Sven Väth
Depois de cinco anos sem gravar, o alemão Sven Väth muda de tática e sai com este "Fusion" (Virgin). Conhecido como o rei do trance depois do álbum "Accident in Paradise", de 93, Väth parte para o ataque tecno e deixa a defesa a ver navios. É um gol atrás do outro. "Scorpio's Movement" foi no ângulo; "Augenblick" bateu na trave e entrou; e "Shubdüse" pegou o goleiro no contrapé com batidas hip hop poderosas. Vai para a final. (MN)


Lilith Fair
O megafestival intinerante norte-americano exclusivamente feminino condensou-se no CD duplo "Lilith Fair - A Celebration of Women in Music" (BMG). Uma overdose de progesterona inunda o disco com participações de Paula Cole ("Mississipi", um dos pontos altos), Lisa Loeb, a em eterna TPM Meredith Brooks, The Cardigans, cuja vocalista Nina Persson sai-se mal ao vivo, e Sarah MacLachlan, idealizadora do festival. Agudo demais. (MN)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.