São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evolução do Ludov acontece na rede

Faixas de "Caligrafia" divulgadas só na internet são mais interessantes que as prensadas no CD físico

MÁRCIO CRUZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Diferentemente das 12 faixas de "Caligrafia", o novo disco físico da banda paulistana Ludov, as sete escondidas no site (www.ludov.com.br) trazem a evolução da banda. Eles haviam resolvido eleger em seus trabalhos anteriores o multi-instrumentalismo e o rock alternativo em detrimento das composições de samba de Habacuque. Agora, na internet, o grupo se encontra.
"Quero cantar como quem cruza um oceano de água cristalina", canta Vanessa Krongold em "Prisma", com levada que evoca, pasme, a sambista Clara Nunes.
"Eu adorava gritar nos Maybees (antiga encarnação do Ludov, que cantava apenas em inglês), né? Aquele jeito mais adolescente, rock'n'roll.
Ainda gosto, mas a gente vai achando graça com a suavidade, nos meios tons", analisa a vocalista, que hoje sofre influências de Ella Fitzgerald e Nina Simone.
Quem ater-se às canções do álbum, como "Magnífica" e "Vinte por Cento", espécie de continuações de "Princesa" (do EP "Dois a Rodar", de 2004) e "Kriptonita" (de "Exercício das Pequenas Coisas", 2005), pode vir a perder as preciosas "Flor de Lotus" (Motoki / Fabio Pinczowski) e "Canção por Helena" (J.R. Lima / Renato Imagem), só na internet, com percussão de Valentino Menezes e bateria de Paulo Chapolin.

Mutantes
Posicionada em algum lugar entre a cena alternativa norte-americana dos anos 90, o rock brasileiro dos Mutantes e Erasmo Carlos, o pop moderno internacional, o excelente Ludov sambista, correu o risco de pecar pela timidez. "No meio do processo desse disco a agente já falava isso. A gente saiu com um disco muito bom", defende Mauro Motoki. "Pelo menos para a gente". E pelo menos na internet.


CALIGRAFIA
Artista:
Ludov
Gravadora: Inker
Quanto: R$ 25



Texto Anterior: Música: Perry Farrell vai trazer Lollapalooza ao Brasil
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.