São Paulo, Sábado, 23 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
A inspiração do cotidiano

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

No livro "Camera Obscura", da editora Francisco Alves, que o fotógrafo carioca Milton Montenegro lançou no Rio de Janeiro, na semana passada, há duas faces do seu trabalho: a vida cotidiana do profissional publicitário e o exercício da visão fora do estúdio, na base da intuição e da liberdade.
A publicação é a primeira de Montenegro e revê suas obras nos últimos 25 anos. Para tanto, foi dividida em sete fases ou tempos de percurso do fotógrafo.
No início, há uma espécie de homenagem ao húngaro André Kertesz (1894-1985), um dos mestres da fotografia artística e pioneiro do fotojornalismo, que inspirou nomes como Henri Cartier-Bresson e Brassai. Termina com uma série recente sobre as figuras da mitologia grega.
Além dos registros montados no computador, que refazem o pioneirismo de Montenegro nesse segmento no início dos anos 80, uma das fases mais expressivas é formada pelos retratos de cantores e compositores.
A imagem de Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1988), fundador da escola de samba Mangueira, em 1928, cantor, poeta e compositor tem um toque de mistério e magia.
Montenegro conta que tirou a foto em 1977, sem a pretensão de vendê-la. Mas ela acabou tornando-se capa de um dos discos do mestre mangueirense.
Na última fase, Montenegro reúne o bucolismo das fotos em preto-e-branco com a plástica virtual dos programas gráficos.
Hárpia, Ícaro, Narciso e Sátiro, que pertencem à série de 11 fotos, apresentam afinidades com a forma do realismo fantástico e trazem implantadas cabeças de modelos escolhidos pelo fotógrafo.


Avaliação:    

Livro: Camera Obscura Autor: Milton Montenegro Editora: Francisco Alves Quanto: R$ 75 (136 págs.) Onde comprar: www.cameraobscura.com


Texto Anterior: Relançamento: Paul Auster fica entre a memória e o suspense
Próximo Texto: Música: Até superficial seria bom
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.