São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova safra nacional é variada

DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Há de tudo entre os 11 longas-metragens brasileiros exibidos na 24ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Do erótico ao infantil, do "trash" ao histórico, passando pelo drama urbano e pelo documentário patriótico, estão presentes todos os gêneros.
Os programas obrigatórios são pelo menos quatro: "Tolerância" (leia crítica acima), "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky, "Tainá", de Tânia Lamarca, e "Brava Gente Brasileira", de Lucia Murat.
"Bicho" é um drama sensível e contundente sobre um rapaz (Rodrigo Santoro) internado num manicômio pelo pai depois que este o flagra com um cigarro de maconha.
Baseado em fatos reais, a produção foi parcialmente realizada com recursos da Fábrica de Cinema, mantida pela Benetton e sediada em Treviso, na Itália.
"Tainá", infantil cuja heroína é uma indiazinha que luta contra o contrabando de animais da Amazônia, ganhou o prêmio do público na Mostra Rio.
"Brava Gente Brasileira", por sua vez, é um belo antiépico, inspirado no relato do viajante português Diego de Castro e Albuquerque, que teve um filho com uma índia guaicuru no Mato Grosso do século 18.
Outro brasileiro digno de nota é "Deus Jr.", dirigido por Mauro Lima, uma espécie de "noir" boca-do-lixo que diverte ocasionalmente em meio a uma narrativa descabelada e interminável que trata de um empresário lituano que resolve aderir a uma seita erótico-lisérgica.
Entre os documentários, há "2000 Nordestes", de Vicente Amorim e Davi França Mendes, que peca por estar demasiado preso ao modelo televisivo do "Brasil Legal". "Senta a Pua" (sobre a FAB) e o "O Sonho de Rose" (sobre a luta dos sem-terra no Sul) são prejudicados pela ideologia que apresentam: de direita, no primeiro caso; de esquerda, no segundo. (JGC)



Texto Anterior: 24ª mostra de cinema de São Paulo - José Geraldo Couto: "Tolerância" embaralha sexo, política e crime
Próximo Texto: Mostra traz títulos raros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.