São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Solista interpretará "Concerto para Piano nš 1"

Sinfônica da USP toca Brahms com Sérgio Monteiro ao piano

DA REPORTAGEM LOCAL

Algo de gratificante na música erudita estará acontecendo terça à noite, na Sala São Paulo. Carlos Moreno rege a Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) e traz como solista o pianista Sérgio Monteiro.
Ele interpretará o "Concerto para Piano nš 1" de Johannes Brahms (1833-1897), escrito entre 1854 e 1857. Brahms compôs dois concertos para o instrumento. O de nš 2 foi recentemente interpretado em São Paulo por Nelson Freire, com a Sinfônica Municipal regida por Roberto Minczuk.
Sérgio Monteiro, nascido em Niterói em 1974, é um músico excepcional. Tornou-se conhecido pelos 14 prêmios que recebeu, entre eles o do Concurso Internacional Martha Argerich. Tem sido com freqüência descrito como a mais grata surpresa da recente geração de pianistas brasileiros.
Há nele uma excepcional nitidez e eloqüência do fraseado, uma compreensão muito clara das dinâmicas.
Completam o programa o quarto movimento, o conhecido Adagietto, da "Sinfonia nš 5" de Gustav Mahler (1860-1911) e a "Abertura Russlan e Ludmila", de Mikhail Glinka (1804-1857), que não chega a ser uma peça fundamental, mas que permite à orquestra a exposição de suas habilidades. (JOÃO BATISTA NATALI)


Orquestra Sinfônica da Usp
Com:
Carlos Moreno (regência) e Sérgio Monteiro (piano)
Quando: terça, às 21h
Onde: Sala São Paulo (pça Júlio Prestes s/nš, tel.0/xx/11/ 3337-5414)
Quanto: de R$ 10 a R$ 30 (meia-entrada para estudantes)



Texto Anterior: Coleção Folha: Próximo CD destaca genialidade de Wagner
Próximo Texto: Crítica: Com a palavra: leitores-telespectadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.