São Paulo, Terça-feira, 23 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD


Link
Agora sob o guarda-chuva do UOL (desde a semana passada), o site de música eletrônica Fiber Online está cadastrando bandas brasileiras para dois discos-coletânea como início de suas atividades como gravadora virtual -tendência recente do mercado de música digital. Nesse caso, o site funcionaria como um catalisador de talentos para um possível contrato com gravadoras cuja base não está na Web (as "normais" de sempre). Há dois tipos de coletâneas: "Blip!", com house, drum'n'bass, tecno, trance, big beat, e "Clang!", com música eletrônica pesada, industrial, EBM. Vá ao endereço www.uol.com.br/fiberonline, veja os procedimentos, mande sua música em MP3 e cruze os dedos.

Básico
Nas duas semanas em que o disco "...hours", de David Bowie, esteve disponível na Internet -por US$ 18- antes de chegar às lojas de cimento foram feitos 989 downloads nos EUA. Na primeira semana de lançamento em CD, em outubro, foram vendidas 29 mil cópias no país. Se o download do álbum não fosse tão caro (por que não grátis?), vender-se-iam mais ou menos CDs? Tom Petty, no começo deste ano, pôs uma música do disco "Echo" -de graça- no MP3.com por dois dias (porque foi obrigado pela gravadora a retirá-la depois) e teve 57 mil downloads. Na semana em que o CD foi lançado, 80 mil cópias foram vendidas...

Comércio
Recentes números da empresa norte-americana de consultoria Jupiter Communications prevêem que 5,7% do comércio de música pela Internet (ou US$ 147 milhões) será via download em 2003.
(MARCELO NEGROMONTE)


E-mail: negromonte@uol.com.br


Texto Anterior: Outros lançamentos
Próximo Texto: Artes Plásticas: Daniel Senise desafia hierarquia das imagens
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.