São Paulo, Terça-feira, 23 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme de Sordebergh dá nova chance ao ícone londrino
"The Limey" reúne na tela Stamp de 60 e de 35 anos

FÁBIO ZANINI
de Londres

O ator Terence Stamp, um dos heróis da contracultura britânica dos anos 60, está de volta às telas. Seu novo filme, "The Limey" (gíria para britânico), exibido no início do mês no Festival de Cinema de Londres, conseguiu críticas elogiosas da imprensa, ansiosa por rever Stamp no tipo de papel que o consagrou -o de ícone da classe trabalhadora.
Stamp agora é o ex-ladrão de jóias londrino Dave Wilson, que, ao sair da cadeia, descobre que sua filha foi assassinada em Los Angeles (EUA). Obcecado, inicia uma caçada à pessoa que acredita ser o assassino -um produtor de discos vivido por Peter Fonda.
Mas o que tem chamado a atenção de público e crítica é um inovador artifício usado pelo diretor Steven Sordebergh nas cenas de "flashback", que revelam o passado criminoso de Wilson.
Em vez de contratar um ator mais jovem para as cenas, Sordebergh simplesmente editou algumas partes do filme "A Lágrima Secreta", de 1967, um dos primeiros sucessos do jovem Stamp.
"Foi uma grande idéia. Quando soube, fiquei alucinado. Foi fantástico contracenar comigo mesmo 35 anos mais jovem", disse ao jornal "Evening Standard".
Stamp cresceu no East End, região onde proliferam desemprego, famílias desestruturadas e gangues. Diz se orgulhar de ter transportado a seus filmes a realidade do bairro. "Há garotos que foram criados comigo e se tornaram assaltantes, passaram anos na solitária, mas eram outras pessoas quando saíram. A partir dessa experiência trabalhei o personagem de "The Limey" ", diz.


Texto Anterior: Cantora fica encabulada no show
Próximo Texto: Arnaldo Jabor: Computador resolve problemas que não tínhamos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.