São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÚLTIMA MODA

Raia de Goeye (as legítimas)

Paula Raia e Fernanda de Goeye já não se assustam quando encontram clones de suas criações pelas ruas de São Paulo. Sabem que a Raia de Goeye, marca que criaram em 2000, é uma das mais copiadas do circuito paulistano.
Mas a audácia dos imitadores ainda impressiona as estilistas. A situação mais constrangedora ocorreu quando descobriram que uma de suas melhores clientes era também responsável por uma coleção inteira de cópias. "Ela vinha à loja e comprava tudo para depois fazer igual", conta Fernanda. Irritada, Paula ligou para a copista: "Perguntei se ela não queria o telefone dos nossos fornecedores. Fiquei louca de raiva".
Amigas de infância, Fernanda e Paula ficaram um longo tempo separadas. Retomaram a amizade quando se reencontram na faculdade de arquitetura da Belas Artes, em São Paulo. Em 2000, num passeio a Nova York, surgiu a idéia da grife.
Desde então, a dupla mostrou suas criações no Fashion Rio e na São Paulo Fashion Week e criou uma coleção especial para a C&A. Neste ano, fizeram uma parceria de sucesso com a linha de roupas Playboy: os biquínis desenhados para a marca sumiram em poucas horas do corner da Raia de Goeye na Daslu.
Paula e Fernanda desenham roupas modernas, sofisticadas e levemente sensuais. Os cobiçados vestidos da dupla -que chegam à casa dos R$ 5.000- são mania entre jovens socialites e estrelas da TV. Por isso mesmo, elas ganharam fama de ser as estilistas preferidas de "patricinhas descoladas" -rótulo que detestam. "É um chique sem afetação", define Paula. "Fazemos aquilo que gostaríamos de vestir. As roupas deixam as mulheres bonitas, mas sem exageros", afirma Fernanda. "É fresh!", dizem juntas.
Atualmente, a Raia de Goeye faz apenas roupas femininas. Mas está nos planos das estilistas criar roupas para homens. "O Ronaldinho apareceu na revista "GQ" com uma calça de alfaiataria feminina que nós fizemos. Isso reforçou nossa idéia", conta Fernanda. "Vamos pensar nisso depois da Fashion Week e depois do bebê", diz a gravidíssima Paula, que espera o seu primeiro filho.

O line-up da SPFW

A São Paulo Fashion Week divulgou a programação da temporada outono/inverno, em janeiro. Leia a seguir:

DIA 18/1, QUARTA
11h: Ricardo Almeida. 14h: Uma por Raquel Davidowicz. 15h: Patrícia Viera. 16h15: Alexandre Herchcovitch (feminino). 17h30: Rosa Chá por Amir Slama. 19h: Vide Bula. 20h15: Mário Queiroz. 21h30: Zoomp

DIA 19/1, QUINTA
10h30: Maria Bonita. 12h30: Cavalera (feminino). 15h30: Patachou por Tereza Santos. 17h: Zapping. 18h: VR Menswear. 19h: Triton. 20h15: Iódice. 21h30: Ellus

DIA 20, SEXTA
10h30: Reinaldo Lourenço. 14h: Alphorria. 15h30: Cori. 16h30: Neon. 18h: Maxime Perelmuter. 19h: Karlla Girotto. 20h: Forum. 21h15: Cavalera

DIA 21, SÁBADO
11h: Fause Haten (feminino). 14h30: Carlos Tuvfesson. 15h30: Ronaldo Fraga. 16h30: Huis Clos. 18h: Alexandre Herchcovitch (masculino). 19h: Caio Gobbi. 20h15: André Lima. 21h30: Osklen

DIA 22, DOMINGO
10h: Lorenzo Merlino. 11h30: Pedro Lourenço. 16h: Raia de Goeye. 17h: Fause Haten (masc.). 18h: Samuel Cirnansk. 19h: Érika Ikezilli. 20h30: Lino Villaventura

DIA 23, SEGUNDA
10h30: Isabela Capeto. 12h30: Glória Coelho. 14h30: Giselle Nasser. 16h: Zigfreda. 17h30: Fábia Bercsek. 19h: Jefferson Kulig. 20h15: V.Rom. 21h30: Sommer

OS NERDS DE GLÓRIA COELHO
O desfile de Glória Coelho na São Paulo Fashion Week será romântico, andrógino e inspirado nos nerds, segundo a estilista. "Os nerds são tidos como pessoas supermentais, que não sabem se vestir direito, mas penso que eles têm muito bom gosto", afirma Glória, que apresentará sua coleção no novo auditório Ibirapuera, do arquiteto Oscar Niemeyer.

CARTELA DE SONS
Karlla Girotto prepara para seu desfile na Fashion Week uma performance em que os sons estarão ligados às cores das roupas. Os blocos de cor azul-marinho e preta terão sons graves; os de cinzas, sons médios; e os coloridos, sons agudos. Ela planeja um cenário em que as caixas acústicas envolverão a platéia.


ALCINO LEITE, com Viviane Whiteman - ultima.moda@folha.com.br

Texto Anterior: Coleção Folha: Próximo volume mostra riqueza musical da composição de Bach
Próximo Texto: MinC libera R$ 57 mi para dez projetos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.