São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO LANÇAMENTOS
"A Cicatriz", filme censurado do cineasta polonês, chega ao vídeo; críticos analisam fronteiras entre arte e política
Kieslowski proibido

INÁCIO ARAUJO
Crítico de Cinema

O polonês Krzysztof Kieslowki (1941-1996) tornou-se conhecido internacionalmente com a série "Decálogo", série de dez filmes inspirados nos Dez Mandamentos, e mais especificamente com os dois longas-metragens tirados da série: "Não Amarás" e "Não Matarás".
Tanto no "Decálogo" (1988) como nos dois longas chamava a atenção a relação que estabelecia entre a arquitetura padrão dos prédios poloneses e a vida com poucas dimensões que descrevia. Desde o título, esses filmes afirmavam seu vínculo com o catolicismo.
Nos anos 90, estabelece-se na França, onde roda inicialmente "A Dupla Vida de Véronique", filme personalíssimo, já que a Véronique do título é, no fundo, o próprio Kieslowski. A primeira Véronique, polonesa, deve morrer para que viva uma segunda, francesa.
Kieslowski deu prova da ligação ao nosso país rodando uma trilogia dedicada às cores da bandeira francesa e ao lema da Revolução de 1789 -que chegará às locadoras em DVD, pela Versátil. Ainda assim, sobretudo em "À Igualdade É Branca", dá mostras de que não havia esquecido a Polônia, onde se passa parte da ação do filme.
Num país como a França, em que os cineastas parecem ter perdido o prazer de filmar as cidades, especialmente Paris, Kieslowski manifestou intensamente esse prazer. Embora a presença da arquitetura se manifeste, como nos tempos da Polônia, o sentido é bem diverso. Kieslowski parecia sentir intenso prazer em estar longe de seu país de origem.
Após concluir a trilogia, optou precocemente pela aposentadoria. Tempos depois, em 1996, morre aos 54 anos em Varsóvia após ataque cardíaco.


Lançamento: A Cicatriz
Título original: Blizna
Produção: Polônia, 1976
Distribuidora: Cult Filmes

DVD: A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha Distribuidora: Versátil (em breve nas locadoras)


Texto Anterior: Televisão - Fausto Martino: Fausto põe Galvão para escanteio
Próximo Texto: Arte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.