São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beatty também tem homenagem

do "The New York Times"

Outro homenageado da noite do próximo domingo é o norte-americano Warren Beatty, 62. Ele recebe o prêmio Irving Thalberg em reconhecimento à sua carreira de realizador.
Thalberg foi o homem por trás dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) até sua morte, em 1936 (aos 37 anos), seis meses antes de Beatty nascer.
Todos pareciam concordar que morrera de trabalhar (clinicamente, foi uma pneumonia), defendendo a indústria de Hollywood. Assim, no Oscar de 1937, Frank Capra anunciou o prêmio Thalberg pelo "mais consistente alto nível de produção alcançado por um produtor, baseado em filmes produzidos no ano anterior".
Em 99, Beatty não produziu nada. No entanto, analisando suas 14 indicações ao Oscar, temos uma pista da razão pela qual recebe o prêmio: foram quatro como produtor, quatro como roteirista, quatro como ator e dois como diretor. Venceu uma vez, pela direção de "Reds", em 81.
Ainda assim, Beatty é mais conhecido como ator. Em todos esses anos, o único ator a receber o Thalberg antes foi Clint Eastwood -sempre foi um prêmio dedicado a executivos da indústria cinematográfica.


Texto Anterior: Oscar 2000: Academia consagra Wajda
Próximo Texto: Festa atiça o mundo das tesouras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.