São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Três mostras estão em cartaz no Rio de Janeiro
Exposições trazem retratos de um Brasil que poucos vêem

free-lance para a Folha

Um país que parece saído das telas do filme "Central do Brasil". Essa é a impressão que causa a exposição "Brasil sem Fronteiras", que será inaugurada hoje na galeria Câmara Clara. As imagens são um levantamento fotográfico das regiões fronteiriças do país, retratadas por cinco fotógrafos.
Na andança, eles estiveram, por exemplo, em Guayaramirim, fronteira com a Bolívia; em Iñapari, fronteira com o Peru; e Quaraí e Barra do Quaraí, entre Rio Grande do Sul e Uruguai.
Elza Lima fotografou na Guiana, Antônio Augusto foi ao pampa gaúcho, entre Chuí e Quaraí, Celso Oliveira rumou para o Acre.
Ed Viggiani passou pelas fronteiras do Brasil com a Argentina e Paraguai, e Tiago Santana esteve nos limites de Rondônia e Bolívia e de Amazonas e Colômbia.
No final deste mês, os fotógrafos partem novamente para os locais em que estiveram para finalizar o trabalho, iniciado em 1998.
O objetivo é transformar essa aventura pelas fronteiras brasileiras em livro e exposição, itinerante, que deverá percorrer os países envolvidos.

Imagens do trabalhador
O fotógrafo Everaldo Rocha está apresentando um ensaio que traz as imagens do trabalhador, realizado na zona oeste do Rio, que, segundo ele, é a região para onde aponta o crescimento da cidade.
Rocha orienta seu trabalho pela perspectiva documental, procurando a reflexão sobre os processos sociais e econômicos.
"Nem sempre a compreensão desses processos se apresenta de forma clara, mesmo para aqueles que participam deles", diz. A maioria dos registros foi feita no período em que Rocha integrou a equipe do Centro de Documentação e Imagem do Trabalhador.
Para ele, essa experiência foi fundamental na formação e no amadurecimento de sua visão.
Everaldo Rocha é formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense e trabalha atualmente na elaboração do projeto para os povos indígenas da Amazônia.

"Cafés de Viena"
No próximo dia 29, o fotógrafo Pablo Di Giulio inaugura a mostra "Cafés de Viena", no espaço de arte do Fran's Café (r. Visconde de Pirajá, 261), no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro .
As fotos reproduzem os antigos e tradicionais cafés da cidade, como o preferido pelo escritor Thomas Mann, o Landtmann, e o Central, frequentado por Lênin.
(ANA MARIA GUARIGLIA)

Exposição: Brasil sem Fronteiras Quando: hoje, às 20h; seg. a sex., das 8h às 20h, sáb., das 9h às 16h. Até 15 de abril Onde: galeria Câmara Clara (av. Portugal, 986, Urca, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21/295-9945) Quanto: entrada franca

Exposição: Everaldo Rocha Fotografias Quando: seg. a sex., das 11h às 19h. Até 7 de abril Onde: galeria de fotografia da Funarte (r. da Imprensa, 16, Centro, Rio de Janeiro) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Noite Ilustrada - Erika Palomino: Viva! Tecno-rebeldes se juntam nas pistas brasileiras
Próximo Texto: Gastronomia - Nina Horta: Bolos e inseticidas com garantia absoluta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.