São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É TUDO VERDADE/CRÍTICA

Filme desvenda rumor de morte de McCartney

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Paul is dead. Uma das maiores lendas do pop é retratada em "Quem Matou Paul McCartney?", documentário curto, de 27 minutos, que será exibido hoje no MIS, no festival É Tudo Verdade.
Um rumor iniciado na pequena Dearborn (EUA) se espalhou pelo mundo e alimenta teorias da conspiração até hoje.
Em outubro de 1969, um ouvinte da rádio WKNR-FM ligou à emissora de Michigan e disse ao DJ Russ Gibb que Paul McCartney estava morto, e que os Beatles haviam soltado várias pistas sobre isso, como mensagens que eram ouvidas apenas quando os discos eram tocados de trás para a frente.
Dois dias depois, o jornalista Fred Labour publicou um texto num pequeno jornal do Estado dizendo que tinha encontrado várias "evidências" de que a história era verdadeira. Segundo ele, McCartney havia morrido num acidente de carro em 1996, e os Beatles colocaram um sósia em seu lugar. O diretor holandês Wouter van Opdorp vai atrás dos personagens por trás da lenda. Até Tom Zarski, o rapaz que ligou à rádio, é entrevistado.
A banda pegou carona, e a "morte" de Paul foi o primeiro grande golpe publicitário do pop.


Quem Matou Paul McCartney?
   
Produção: Holanda, 2005
Direção: Wouter van Opdorp
Quando: hoje, às 18h, no MIS (av. Europa, 158, tel. 3062-9197)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: "Depois Daquele Baile"/Crítica: Bomtempo dirige comédia com ar teatral
Próximo Texto: Comportamento: Programa ensina a adestrar homens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.