São Paulo, sexta, 24 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Damienhir ST

MÁRCIA FORTES
especial para a Folha, de Londres

Com uma ambição megalomaníaca, um talento inquestionável, uma energia inigualável e uma fluência torrencial de idéias, ele entrou em cena decidido a roubar o espetáculo. E conseguiu. Aos 33 anos, Damien Hirst é o protagonista do fenômeno conhecido como a "Nova Arte Inglesa". Ele é um "art-star" que não apenas conquistou os palcos do cenário artístico mundial, mas foi além de qualquer expectativa e fundiu os limites do sistema de arte.
Exibindo uma obra forte e polêmica que encoraja reação e debate, Hirst alcançou o ápice da fama percorrendo o circuito dos mais proeminentes museus e galerias de arte contemporânea nesta última década. Tornou-se tão grande que o mundo das artes plásticas não pode mais contê-lo.
Hirst começou a mover-se lateralmente no quadro da cultura, expandindo sua atuação para os campos da publicidade, televisão e cinema. Agora, Hirst surpreende mais uma vez com a natureza híbrida das suas concepções ao montar "Pharmacy", um inédito "restaurante-instalação" em Notting Hill Gate, em Londres.
Tudo começou em 1988, quando Hirst era estudante de arte na Goldsmith College e organizou "Freeze", uma mostra com ele próprio e 16 colegas que chamou a atenção para uma nova geração de ousados artistas ingleses.
Hirst foi catapultado para a fama internacional em 1991, ao expor uma escultura que consistia de um imenso tubarão invulnerável, dentes a mostra, imerso em um tanque de formol, intitulada "Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living".
Essa peça foi novamente uma das atrações centrais no ano passado na mostra "Sensation", que bateu recordes de público na Royal Academy of Arts, em Londres. A mostra exibia oito trabalhos de Hirst, além de uma centena de outras obras da coleção do patrono da jovem arte britânica, o publicitário Charles Saatchi.
Na bienal de Veneza de 1993, Hirst causou furor com a obra "Mother and Child Divided" - uma vaca e um bezerro cortados ao meio, cada metade imortalizada em um tanque transparente de formol, com seus órgãos interiores expostos como em uma aula de anatomia animal.
Em 1996, a mostra de Hirst na galeria Gagosian, em Nova York, levou admiradores como David Bowie e Gianni Versace ao vernissage e cinco mil pessoas ao primeiro dia da exposição.
Para definir a obra de Hirst, vale tomar emprestadas as palavras de Marcel Proust a respeito de Baudelaire: "cruel, com uma crueldade interligada a um grau infinito de sensibilidade".
O potencial de choque da sua obra entremeia-se com alto vigor intelectual e qualidade emocional. A claridade formal e conceitual dos trabalhos, unida a um senso estético pop, fazem de Hirst um grande filósofo da existência pós-moderna.
Em paralelo às exposições, Hirst comunica suas impressões em outros terrenos em formatos multimídia.
Em 1994, ele apareceu nas páginas da "Esquire" revolucionando o "look" das páginas de moda; e assinou o projeto gráfico do álbum de Dave Stewart, "Greetings from the Gutter".
Em 95, ele dirigiu um filme promocional para a série de filmes de terror do canal TNT; e um videoclipe para a banda "Blur". Em 96, o artista escreveu e dirigiu o curta para cinema "Hanging Around".
E, no ano passado, Hirst lançou o extravagante livro-catálogo intitulado "I Want to Spend the Rest of My Life Everywhere, with Everyone, One to One, Always, Forever, Now", uma luxuriante publicação que faz uso do mais criativo design contemporâneo.
Incluindo reproduções - em duas e três dimensões, como em certos livros infantis - de suas obras, as idéias e inspirações por detrás delas, reportagens a seu respeito, cartas de fãs etc, o livro é um "must". Pena que as 15 mil cópias da primeira edição foram vendidas em cinco meses. Como a maioria dos empreendimentos em que Hirst se envolve, o lançamento do livro foi um sucesso absoluto.
Ainda em 97, Hirst envolveu-se na criação do "restaurante-curatorial" Quo Vadis, no Soho londrino, decorando todo o ambiente com obras de artes suas e de diversos outros artistas.
Agora, Hirst tomou as rédeas completamente, criando, detalhe por detalhe, o design de seu restaurante-instalação Pharmacy (leia texto nesta página dupla), dez anos após "Freeze", o estudante de arte cresceu asas e voou longe.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.