São Paulo, sexta, 24 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadro de saúde de Amado é estável

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

O escritor Jorge Amado, 85, foi transferido ontem, às 14h, para a Unidade de Terapia Semi-intensiva do Hospital Aliança, em Salvador (BA).
Após 27 horas internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para se recuperar de uma queda súbita de pressão, o escritor passa bem e apresenta quadro de saúde estável, segundo boletim médico divulgado ontem.
"Quero que nossos amigos fiquem tranquilos. O meu pai está muito bem e só foi levado ao hospital para descansar e restabelecer a pressão", disse Paloma Amado, filha do escritor.
Segundo o cardiologista que acompanha o escritor, a internação de Amado é apenas preventiva. "Sal e emoção são os maiores inimigos de quem tem problemas cardíacos", disse o médico.
"Jorge Amado acaba de chegar de uma viagem cansativa, tem problemas cardíacos e ficou bastante emocionado com a notícia da morte do deputado Luís Eduardo Magalhães. Não custa nada acompanhar de perto o seu quadro clínico", disse Andrade.
Amado chegou de Paris acompanhado de sua mulher, Zélia Gattai, no último dia 14.
Na França, o casal participou da Feira Internacional do Livro, que teve o Brasil como tema, e da solenidade de entrega do título de "doutor honoris causa" da Universidade de Sorbonne ao escritor.
Logo que chegou ao Hospital Aliança, às 11h de anteontem, Jorge Amado recebeu atendimento dos médicos que trabalham no setor de emergência. Depois foi internado na UTI, onde passou a receber soro. "O escritor chegou ao hospital um pouco desidratado e o soro ajuda a recuperar a pressão."
O médico informou que a medicação básica (remédios para manter a estabilidade da pressão sanguínea e sedativos) tomada diariamente por Amado também foi mantida.
Até a tarde de ontem, apenas a escritora Zélia Gattai, seus filhos e netos haviam visitado o escritor. Segundo Jadelson Andrade, outras visitas não são recomendadas.
"Jorge Amado está aqui para descansar e restabelecer a pressão." O médico disse também que um novo boletim seria divulgado às 20h de ontem e que não havia previsão de alta para o escritor.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.