São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurante causa outra polêmica

DA REPORTAGEM LOCAL

O restaurante The Green, que obteve autorização da Prefeitura de São Paulo em 1972 para ficar no parque Ibirapuera, é pivô de outra polêmica envolvendo o secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Ohtake.
O proprietário, Jarbas Majella, acusa o secretário de tentar favorecer a Associação Brasil 500 Anos, que tentou comprar e arrendar o estabelecimento. "Um dia após o encerramento das negociações (que fracassaram), mandaram colocar tapumes em volta do restaurante."
Majella entrou na Justiça para derrubar os tapumes. "É uma injustiça, pois não atrapalha a Mostra. É retaliação", diz Dorival Martins, 54, cliente do The Green.
Ohtake nega que tenha retaliado e afirma que, pelo projeto original de Oscar Niemeyer, o restaurante não poderia estar lá, pois bloqueia parte da passagem sob a marquise. Segundo o secretário, os tapumes ficarão até o final da Mostra do Redescobrimento, por respeito à estética da exposição.
"Se fosse uma questão estética, a praça de alimentação e os quiosques sob a marquise deveriam ter tapumes", afirma o dono do The Green, cujo movimento caiu cerca de 30% com os tapumes.
Ainda de acordo com Majella, o advogado Luciano Lamano, da associação, disse que Ohtake garantiria a eventual compra ou arrendamento do restaurante pela entidade. O secretário e o advogado negam. Lamano afirma que a intenção era comprar o restaurante e, após a Mostra, derrubá-lo e liberar o vão sob a marquise.


Texto Anterior: MAM vê "privatização branca" do Ibirapuera
Próximo Texto: Ferreira diz que sai do parque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.