São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Não se trata exatamente de um documentário, mas o rótulo de ficção parece ainda mais inadequado. Falamos de "Quem Somos Nós?" (2004), classificado pelo crítico do "New York Post" como "duas horas de bobajada New Age". O conceituado crítico Roger Ebert, do "Chicago Sun-Times", chamou a fita de "uma parábola humana impenetrável e uma animação alucinógena". Como? Tentemos explicar então do que se trata. A sinopse fala de uma fotógrafa divorciada que deixa sua vidinha besta de lado para embarcar numa jornada à la "Alice no País das Maravilhas", durante a qual é apresentada às esferas quântica e molecular da realidade.
Não deu para entender? Avante, pois: durante a experiência, guiada por um coro grego de cientistas e místicos, ela sondará os mistérios da consciência e da percepção humanas. E tome efeito especial e narração em tom solene... Nos EUA, a produção faturou cerca de US$ 11 milhões (R$ 22 milhões), bilheteria anêmica perto da de blockbusters, mas quase 11 vezes superior à de "Ventos de Liberdade", de Ken Loach, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes-2006. A tal "bobajada New Age" até já deu cria: "O Segredo", em cartaz nos cinemas brasileiros há pouco, faz a mesma linha ciência + espiritualidade + mergulho no insondável humano.

QUEM SOMOS NÓS?
Quando:
hoje, às 22h
Onde: Cinemax



Texto Anterior: "Bernard amava a profissão e fazia tudo para ser um dos maiores", diz Troisgros
Próximo Texto: Crítica: "Náufrago" estuda nossa relação com o tempo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.