São Paulo, quarta, 24 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JVC JAZZ FESTIVAL
Velha guarda comanda concerto-tributo

CARLOS CALADO
enviado especial a Nova York

A fórmula dos concertos-tributos e homenagens musicais já virou marca registrada do JVC Jazz Festival. O programa de anteontem, que atraiu mais de 2.000 pessoas ao Beacon Theatre, não escapou desse clichê.
Nessa noite, porém, não se tratava de cultuar algum músico já morto. O homenageado era John Levy, 85, contrabaixista e compositor que acabou se tornando um dos empresários mais respeitados no meio jazzístico.
Com o pianista Billy Taylor no papel de mestre-de-cerimônias, o concerto reuniu cantores e instrumentistas da velha guarda. O próprio Taylor abriu a noite com uma versão semi-erudita de "All the Things You Are". Emocionada, Nancy Wilson mostrou seu lado jazzístico em dois "standards", cujas melodias modificou bastante: "All of Me" e "Someone to Watch Over Me".
Mais aplaudida ainda foi a pianista e cantora Shirley Horn, que arrancou gritos entusiasmados da platéia com uma versão sensual de "Fever". O limite de três números para cada intérprete desagradou o público, que não queria deixar Horn sair do palco.
A anunciada surpresa do programa também agradou bastante: o veterano pianista britânico George Shearing lembrou os dotes de compositor de Levy, interpretando sua "Strollin". E ainda fez a platéia vibrar com "That Old Devil Called Love", canção do repertório da diva Billie Holiday.
Elegante e bem-humorado como sempre, o cantor Joe Williams fechou o programa, contando casos engraçados de Levy, que minutos antes entrara no palco para um simpático agradecimento.
O octagenário Williams não deixou por menos: improvisou um divertido blues dedicado ao empresário. Os melhores tributos jamais são piegas.


O jornalista Carlos Calado viajou a convite da JVC do Brasil e da United Airlines.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.