São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

BRUNO YUTAKA SAITO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fuga para a Montanha Enfeitiçada
SBT, 14h.

(Escape to Witch Mountain). EUA, 1994. Direção: Peter Roder. Com Robert Vaughn, Elisabeth Moss, Erik von Detten, Lynne Moody, Perrey Reeves. Casal de bebês gêmeos, separados na infância, reencontram-se nove anos depois. Ao se tocarem, descobrem que possuem poderes mágicos quando estão unidos. Logo, pessoas com más intenções irão se aproximar da dupla. Feito para a TV.

Zoando na TV
Globo, 15h45.

  Brasil, 1998, 90 min. Direção: José Alvarenga Jr. Com Angélica, Márcio Garcia, Miguel Falabella, Danielle Winits, Maria Padilha, Paloma Duarte. A produção traz alguns dos piores elementos oriundos da televisão brasileira. Uma ex-apresentadora infantil metida a artista, atores de novelas com talentos no mínimo questionáveis, entre outros agravantes. Nada que impediu o sucesso desta bobagem nas salas de cinema brasileiras, é claro. A "trama" é sobre Angel (Angélica, caricatura de si mesma), uma garota que é sugada para dentro da televisão, junto com seu namorado.

A Arte de Morrer
Bandeirantes, 22h.

(The Art of Dying). EUA, 1991, 96 min. Direção: Wings Hauser e Pieter Moleveld. Com Wings Hauser, Kathleen Kinmont, Michael J. Pollard, Sarah Douglas, Sydney Lassick. A emissora consegue se superar no quesito "filme trash". Desta vez, estamos às voltas com um diretor maquiavélico. Como se não bastasse fazer filmes ruins, o tal diretor resolve criar realistas cenas de suspense, nem que para isso seja necessário matar os atores. Precisa dizer mais?

A Herança da Carne
Bandeirantes, 1h30.

(Home from the Hill). EUA, 1960, 150 min. Direção: Vincente Minnelli, com Robert Mitchum, Eleanor Parker, George Peppard, George Hamilton, Everett Sloane, Luana Patten. Wade Hunnicutt (Robert Mitchum) é um poderoso -e mulherengo- cidadão texano que vive às turras com sua mulher (Eleonor Parker). No centro do conflito, está a disputa pelo carinho do filho. As coisas se complicam quando o rapaz descobre que tem um irmão ilegítimo, resultado das escapulidas do pai. O filme surgiu no vácuo criado pelo diretor após a apoteose de alguns grandes clássicos, como "Gigi", longa-metragem feito em 1958.

Intercine
Globo, 1h50.

Entre as opções de hoje estão a comédia "Te Amarei Até te Matar" (EUA, 1990, de Lawrence Kasdan, com Kevin Kline, Tracey Ullman, Joan Plowright, River Phoenix, William Hurt, Keanu Reeves, Victoria Jackson) e o drama "O Jogo da Verdade" (EUA, 1995, de David Anspaugh, com Elizabeth Perkins, Whoopi Goldberg, Kathleen Turner, Gwyneth Paltrow, Jon Bon Jovi, Jeremy Sisto).

Sangue Mortal
SBT, 2h.

  (Deep Red). EUA, 1994. Direção: Craig R. Baxley. Com Michael Biehn, Joanna Pacula, Lisa Collins, John de Lancie, Tobin Bell, Daniel W. Barringer, John Alden, Chayse Dacoda. Garotinha é atingida por uma molécula alienígena que garante a imortalidade aos infectados. É claro que a menina será perseguida por um cientista doido que tentará matá-la a qualquer custo. Surreal, no mau sentido.

A Segunda Chance
Globo, 3h40.

(Their Second Chance). EUA, 1996, 91 min. Direção: Mel Damski. Com Perry King, Lindsay Wagner, Tracy Griffith, Chris Owens, Nicholas Lea, Sheila Moore, Melanie Shatner, Ken Tremblett. Dramalhão feito para a TV bem ao estilo americano (e com um pé na novela mexicana). Baseado em fatos reais (como é comum em 90% das produções do tipo), a lacrimejante história mostra o encontro entre uma mãe e sua filha, separadas há três décadas. As coisas começam a ficar complicadas quando a filha decide buscar mais informações sobre seu pai biológico, que ela também não conhece.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Os cineastas do amor e do sexo bizarros

Para eles, o mundo é um lugar sujo, repleto de criaturinhas estranhas. Se filmes tivessem bulas, valeria dizer que "Veludo Azul" (Telecine Emotion, 18h) e "Crash" (Cinemax, 23h45) são causadores de mal-estar em potencial.
No primeiro, David Lynch dava sinais do cineasta do absurdo que viria a se tornar. Estão lá a confusão entre sonho e realidade, personagens à deriva e símbolos, como a orelha encontrada em um jardim.
Distúrbios sexuais também fazem a cabeça de outro "freak", David Cronenberg. Em "Crash", retoma o tema da fascinação do homem pela máquina, ao registrar um grupo de tarados por carros e acidentes. Esquisito? Sua vida, então, lhe parecerá a mais pacata de todas...
(BRUNO YUTAKA SAITO)

DOCUMENTÁRIO

GNT mostra cultura árabe no Brasil
O canal pago GNT exibe hoje, às 23h, o documentário inédito "Brasil Árabe", produção da TV1 Digital que aborda a influência da cultura árabe no Brasil -da culinária ao comércio, da arquitetura ao vocabulário e aos costumes. Imagens e entrevistas feitas em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas revelam opiniões de imigrantes e descendentes responsáveis pela formação da comunidade árabe no país, calculada em cerca de 10 milhões de pessoas. Dirigido por Sérgio Motta Mello, o filme tem duração de 30 minutos e contou com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Herói do penta é um pintocampeão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.