São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Quase 30 quilos mais magro, Zé Maurício Machline, 43, está naquela fase de "é ele?", irreconhecível; mudou por dentro, também: vai lançar o livro "Eu Não Acredito em Religião", no qual conta suas experiências espirituais dos últimos 30 anos


Uma grande tese

A partir do momento em que o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, por meio de seus advogados, assumiu que foi o autor do assassinato da jornalista Sandra Gomide, tudo passa a girar em torno de uma questão bem mais complexa: o homicídio foi qualificado, o que permitiria a condenação a até 30 anos, em regime fechado? Ou foi um homicídio simples, com pena menor.

Dois grandes advogados estão na causa: Luiz Flávio Gomes, orientando a família de Sandra desde ontem, e Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, defendendo Pimenta Neves. O papel deles no julgamento cresce, já que não há testemunhas que viram o crime -ninguém presenciou nada, só foram ouvidos tiros e gritos.

Gomes tentará convencer os jurados de que os tiros foram dados quando Sandra estava de costas -portanto, teria sido uma traição. A defesa de Pimenta terá então de provar que ela se virou para fugir -portanto, não foi pega de surpresa, o que desqualificaria o crime. Tudo sem uma testemunha que diga: "Eu vi".

A defesa de Pimenta também tem na manga duas cartas: a tese da legítima defesa da honra e a de que ele agiu sob violenta emoção, o que poderia reduzir a pena a 4 anos.

MISSÃO CUMPRIDA
Paulo Maluf vai começar a mudar sua propaganda eleitoral. Depois de insistir em programas sobre violência, criticados até por sua mulher, Sylvia, por serem um tanto macabros, ele começará a falar sobre suas realizações na prefeitura.

É que a polêmica já cumpriu a missão: evitar a discussão sobre sua honestidade na prefeitura.

SOBEL NA MIRA
Judeus de todas as sinagogas de São Paulo estão organizando um movimento em favor da permanência de Henry Sobel na Congregação Israelita Paulista. Mesmo sem pertencer à instituição, eles pedem um plebiscito para definir a questão.

AGORA VAI
O governo vai anunciar nos próximos dias a criação de um Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica. Dele participam os ministérios da Cultura, Comunicações, Casa Civil, Desenvolvimento e Fazenda, além da Secretaria Geral da Presidência e da Comunicação.

Parece brincadeira, mas a missão do grupo é definir a política do governo federal -que já tem seis anos -na área.


CORAGEM
O médico urologista Celso Gromatsky, do Hospital das Clínicas, constatou que, nos últimos dez anos, aumentou em 50% o número de homens que faz reversão de vasectomia em São Paulo. É proporcional ao aumento de divórcios. A hipótese é que os homens querem se casar de novo e ter mais filhos.

CIRANDA...
É confusa a situação nas manhãs da Globo. A estréia da nova programação comandada por Angélica foi adiada duas vezes. Marluce Dias da Silva não gostou do que viu: achou que a loirinha aparecia pouco.

Angélica vai parar até que mudanças sejam definidas.

...CIRANDINHA
Maurício Mattar decidiu voltar às novelas. Ele está acertando com o diretor Marcos Paulo um personagem na próxima novela de Aguinaldo Silva. A trama deve substituir "Laços de Família".

Há um ano Maurício encerrou sua participação numa novela da Record e anunciou que desistiria da carreira de ator. O convite de Aguinaldo Silva, que escreveu um papel especialmente para ele, o fez mudar de idéia.

TRÈS CHIC
A Mostra do Redescobrimento agradou os franceses: os jornais "Le Figaro" e "Le Monde" dedicaram, cada um, uma página descrevendo a exposição com superlativos. O "Le Figaro" fez um box sobre "os mosqueteiros" Edemar Cid Ferreira e Pedro Paulo de Sena Madureira. Já o "Le Monde" faz uma análise psicanalítica/social da identidade brasileira.

AULA DE FUSÃO
Gesner Oliveira, ex-presidente do Cade -que defendia a fusão da Ambev-, faz hoje uma palestra na Apas (Associação Paulista de Supermercados) sobre a tendência das fusões e aquisições de empresas no Brasil e no mundo.

O curioso é que a palestra é patrocinada, entre outras, pela Brahma.

CURTO-CIRCUITO
Luiz Eurico Klotz deixou a sociedade da U-Turn. Passa a se dedicar à produção e ao marketing de eventos para o público jovem.

A companhia Cisne Negro inicia hoje uma curta temporada do espetáculo "Vem Dançar", no Theatro São Pedro.

A artista plástica Janaína Crivelli inaugura a exposição "Mar Azul" hoje, às 22h, no bar Venice, em Pinheiros.

O artista plástico Luiz Sôlha inaugura exposição hoje na Teakwood, uma loja de produtos balineses que está abrindo um espaço cultural.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Afiada como nunca, enquanto a música se dissolve
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Quieta duração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.