São Paulo, segunda, 24 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Michael Apted vai dirigir novo 007

em São Paulo

O cineasta britânico Michael Apted ("Nas Montanhas dos Gorilas") será o diretor da 19ª aventura oficial nas telas de James Bond. As filmagens devem começar em janeiro próximo. O lançamento está previsto para novembro de 1999.
Apted, 57, tem experiência em "thrillers". Dirigiu "O Mistério de Agatha" (1977) e principalmente "O Mistério do Parque Gorki" (1983). Será seu primeiro 007, sucedendo Roger Spottiswoode ("O Amanhã Nunca Morre").
A trama do próximo Bond continua segredo. Boatos na Internet sustentam que 007 enfrentará uma vilã obcecada em vencê-lo. O agente secreto com licença para matar será vivido pela terceira vez pelo ator irlandês Pierce Brosnan.
James Bond continua tendo um único patrão. O juiz federal americano Edward Rafeedrie soltou há três semanas uma "ordem preliminar" favorecendo a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) na disputa com a Sony Pictures Entertainment pelo direito do desenvolvimento de filmes com o personagem criado por Ian Fleming.
A sentença definitiva está prevista para dezembro. Desde logo, porém, a Sony está proibida de produzir ou sequer divulgar planos referentes a seu próprio filme com 007.
A Sony, até agora calada sobre o anúncio, apóia-se na parceria com o roteirista e produtor Kevin McClory, que escreveu com Fleming, em 1965, o argumento de "Thunderball - 007 Contra a Chantagem Atômica". Em 1983, o próprio McClory produziu uma refilmagem extra-oficial: "Nunca Mais Outra Vez".
"É uma grande vitória", celebrou a MGM numa nota oficial. "A decisão do juiz justifica a posição da MGM e do sócio Danjaq (há 36 anos criando a mais popular e durável franquia da história do cinema) de que têm os direitos exclusivos sobre os filmes de James Bond". Os 18 filmes da série oficial renderam um total de US$ 3 bilhões. (AL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.