São Paulo, quarta, 24 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Thriller é destaque da MostraRio

AMIR LABAKI
enviado especial ao Rio

O petardo do ano cai hoje sobre a 9ª MostraRio: "Jogos Divertidos" (Funny Games), de Michael Hanecke. É um thriller dialético sobre a tortura de uma família de classe média austríaca por dois jovens psicopatas.
Como num filme de Hitchcock, tudo começa com uma rotineira viagem de pai, mãe e filho para a casa de praia. Sutilmente o terror se impõe. Um cachorro é morto; o marido, agredido; a família, submetida a cárcere privado.
A Hitchcock junta-se Kubrick: os sádicos Peter e Paul parecem antepassados da gangue de "A Laranja Mecânica". A progressão da violência é só um jogo macabro para Peter. Seu gordo comparsa Paul é a truculência de pavio curto.
Hanecke manipula com maestria as emoções do público. Estabelece um diálogo direto entre Peter e o espectador, por meio de pontuais falas para a câmera.
"Jogos Divertidos" discute a anestesia contemporânea frente à ascensão da violência sem lançar mão de imagens chocantes ou pirotécnicas. O resultado é uma fábula sombria, precisa e poderosa.

Filme: Jogos Divertidos Direção: Michael Hanecke Quando: hoje, às 14h e às 19h Onde: Art Fashion Mall


O crítico Amir Labaki viaja a convite da organização do festival.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.