São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Papai Fantasma    Record, 12h. (Ghost Dad). EUA, 1990, 92 min. Direção: Sidney Poitier. Com Bill Cosby, Kimberly Russell, Denise Nicholas. O pai fantasma em questão é Cosby. Mesmo depois de morrer em um acidente, ele protege sua família.

Inspetor Bugiganga 2   Globo, 13h05. (Inspector Gadget 2). EUA, 2003, 89 min. Direção: Alex Zamm. Com French Stewart, Elaine Hendrix, Tony Martin. O dr. Claw, inimigo do inspetor (Stewart) foge da prisão. Isso vai acabar dando a Gadegt a oportunidade de limpar sua barra, que anda meio suja com as autoridades. Também anda suja com os espectadores, mas a chance é pequena de, desta vez, a coisa melhorar neste front. Inédito.

O Céu Pode Esperar    SBT, 14h. (Down to Earth). EUA, 2001, 87 min. Direção: Chris e Paul Weitz. Com Chris Rock, Regina King, Eugene Levy, Chazz Palminteri. O mensageiro e aspirante a cômico Lance Barton (Rock) morre por um engano do enviado celeste. Por conta disso, ele ganhará uma segunda chance, mas no corpo de um sujeito bem antipático. Vencer a adversidade e realizar seus sonhos será seu problema, neste "remake" do filme de Warren Beatty (1978).

Mais Velozes, Mais Furiosos   Record, 20h30. (2 Fast 2 Furious). EUA, 2003, 100 min. Direção: John Singleton. Com Paul Walker, Tyrese Gibson, Cole Hauser. Mais carros, mais velocidade, mais clipes, mais cores descombinadas. Sem Vin Diesel, porém mais do mesmo: triunfo da barbárie cinematográfica.

Matrix    SBT, 21h. (Matrix). EUA, 1999, 136 min. Direção: Andy e Larry Wachowski. Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Gloria Foster. Estamos no futuro, onde um hacker brinca de realidade virtual, ao menos até descobrir que ela não é virtual (ou então que tudo é virtual, o que dá na mesma). Ao contrário: Matrix é o sistema que tomou conta do universo. Será preciso lutar para trazer o mundo de volta à realidade. Ou: as dores da virtualidade ao alcance de todos. Ou ainda: muito barulho por pouca coisa. Filme meramente novidadeiro (se passando por novo).

Super Size Me - A Dieta do Palhaço     Bandeirantes, 22h30. (Super Size Me). EUA, 2004, 100 min. Direção: Morgan Spurlock. Documentário que parte da curiosidade em saber o que aconteceria a uma pessoa que ficasse durante um mês comendo no McDonald's. O valor do filme é essencialmente informativo, mas a narrativa de Surlock explora o espetáculo e, em vista disso, obteve muita (e boa) publicidade.

Com o Dinheiro dos Outros    SBT, 1h. (Other Money's People). EUA, 1991, 100 min. Direção: Norman Jewison. Com Danny DeVito, Gregory Peck, Penelope Ann Miller, Piper Laurie. Um Norman Jewison típico: toma um assunto pertinente para fazer um filme banal. No caso, DeVito é um duro negociante, especialista em liquidar empresas e faturar alto com isso (e no lombo de todas as pessoas prejudicadas com o fato, como os empregados das empresas). Já Gregory Peck representa o velho industrial que tenta defender o "capitalismo com rosto humano", isto é, às antigas. O filme não chega a convencer sequer com as suas boas intenções.

Ensina-me a Viver    Bandeirantes, 1h30. (Harold and Maude). EUA, 1971, 92 min. Direção: Hal Ashby. Com Ruth Gordon, Bud Cort, Vivian Pickles, Cylril Cusak. Jovem rico com fortes tendências suicidas e com o hábito de seguir enterros encontra, num desses eventos, Maude, uma senhora oitentona, mas extretamente vital. Maude não só despertará o amor de Harold como, conforme o título brasileiro, o ensinará a viver. A história, de sucesso, puxa a corda do verossímil. Ashby entrega-se a ela, mais do que a domina.

Alta Sociedade     SBT, 2h50. (High Society). EUA, 1956, 107 min. Direção: Charles Walters. Com Bing Crosby, Grace Kelly, Frank Sinatra. Compositor tenta reconquistar a ex-mulher, que está prestes a se casar com um milionário. Refilmagem musical da produção "Núpcias de Escândalo" (1940), que é um ponto alto da comédia americana. Já "Alta Sociedade" é, sobretudo, um musical para os fãs desse gênero.

Cônicos e Cômicos    SBT, 4h45. (Coneheads). EUA, 1993, 88 min. Direção: Steve Barron. Com Dan Aykroyd, Robert Knott, Jonathan Penner. Casal de extraterrestres com a cabeça em forma de cone vem à Terra a fim de conquistar novos territórios para sua civilização. Para tanto eles deverão fingir que são terráqueos e viver segundo os moldes do "american way of life". Desse estranhamento, o filme procurará extrair seu humor. Exibido somente em São Paulo.

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Lula 2006! O churrasco pegou fogo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.