São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

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Espermatozóides entram na corrida

DA REDAÇÃO

As estrelas da nova geração de "reality shows" não são garotas com biquínis minúsculos ou sujeitos com pinta de galã. Ao contrário, são seres pequenininhos que só andam em bando, correm demais e têm apenas uma idéia fixa na cabeça.
O novo astro da TV é um velho conhecido da humanidade e chama-se espermatozóide. Ou, pelo menos, será, se depender da Endemol, a produtora que criou o "reality show" mais popular do mundo, "Big Brother".
Em julho passado, a companhia holandesa anunciou que vai lançar, ainda sem data definida, dois novos "reality shows" com temáticas parecidas -uma competição para descobrir qual é o participante masculino mais viril.
Na Alemanha, a Endemol produz "Sperm Race" (Corrida de Espermatozóide), que será transmitido ao vivo. Nele, homens vão disputar entre si para saber quem é o dono do esperma mais, digamos, potente. O bem-dotado eleito será coroado o "homem mais viril da Alemanha", além de ganhar um carro esportivo.
Já "Make me a Mum" (Faça de Mim uma Mãe), que é produzido nos EUA e na Inglaterra, tem despertado opiniões iradas de religiosos e grupos antiaborto, antes mesmo de ir ao ar. Neste "reality", que também ainda não tem suas regras definidas, um grupo de mil homens vai competir entre si para engravidar várias mulheres sem filhos. Agências de notícias internacionais dizem que a inseminação será artificial e também transmitida ao vivo. Segundo o site da Endemol, "será uma batalha entre atração física e, do outro lado, ciência e biologia".

Novos rumos
Os dois polêmicos "reality" fazem, na verdade, parte da nova estratégia da Endemol, que procura um novo "Big Brother". Atual CEO da empresa, Joaquim Agut teve como primeira ação ao assumir o cargo, neste ano, a criação de uma equipe criativa global.
Entre as atividades dessa unidade está a troca de pilotos e idéias com as 23 afiliadas da Endemol ao redor do mundo; o primeiro encontro entre elas aconteceu em junho passado; um novo está previsto para novembro. "Criatividade é a prioridade. Temos um claro objetivo de aumentar nosso catálogo de 800 programas para uma nova geração de atrações que irão causar excitação, novas tendências e novos rendimentos."
Mike Morley, diretor-executivo que lidera a equipe, diz, no site da Endemol, que os dois novos "realities" têm propósitos nobres. "Ambos os programas são entretenimentos que dão uma visão científica e emocional para o problema crescente da infertilidade e da séria carência de doadores masculinos. Em "Make me a Mum", esperamos que o vencedor receba o maior prêmio que um "reality show" já deu a alguém: o presente da paternidade."


Com agências internacionais

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