São Paulo, sábado, 24 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES PAULO SANTOS LIMA

JARDIM SECRETO
SBT, 13h45. (The Secret Garden). EUA, 1994, 70 min. Direção: Dave Edwards. Com Honor Blackman, Sir Derek Jacobi, Glynis Johns. Menina que vive na Índia é mandada para a Inglaterra e, além de se adaptar às pessoas desconhecidas, tem de se instalar num gigantesco casarão com mais de 100 cômodos. Para rebater o vazio -do lugar e de sua vida- um jardim secreto reserva várias surpresas e criaturinhas afáveis.

ATIRANDO PARA MATAR
SBT, 15h20.
(Deadly Pursuit ou Shoot to Kill). EUA, 1988, 106 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Sidney Poitier, Tom Berenger, Kirstie Alley. Um tira e um guia montanhês se unem para capturar perigoso bandido que, em sua fuga, sequestrou a namorada do guia. É inacreditável como uma história tão simples, tão corrente nos filmes de ação, tenha vingado num filme belíssimo, em que a violência cede espaço à classe de Sidney Poitier.

AS PARCEIRAS
Bandeirantes, 21h30.
(Personal Best). EUA, 1983, 128 min. Direção: Robert Towne. Com Mariel Hemingway, Scott Glenn, Patrice Donnelly. Estrela das pistas se vê dividida entre o treinamento para a Olimpíada e a atração mútua com uma companheira de equipe. Nada a acrescentar, mas serve pela curiosidade de ver o produtor Towne (de "Chinatown", por exemplo) na direção.

VIDA DUPLA
Globo, 22h.
(Desconstructing Sarah). EUA, 1994. Direção: Craig R. Baxley. Com Rachel Ticotin, Sheila Kelley, David Andrews. Mulher de vida dupla, ou seja, durante o dia é executiva gabaritada e à noite frequenta os piores lugares, frequentados pela nata da marginalidade, desaparece misteriosamente. Sua amiga empreende busca e passa a conhecer detalhes do submundo e, claro, de sua amiga. Inédito.

O ENCOURAÇADO POTEMKIN
Cultura, 23h.
(Bronenosets Potyomkin). URSS, 1925, 74 min. Direção: Sergei Eisenstein. Com Alexander Antonov, Grigori Alexandrov. A revolta de marinheiros russos contra as duras condições num couraçado. A embarcação, é claro, como metáfora do regime czarista. Não há mais palavras para definir esta obra-prima da história do cinema, com lugar cativo em todas as listas de melhores filmes. A cena da escadaria em Odessa, por si só, é fantástica.

EM VENEZA COM EMMANUELLE
Bandeirantes, 0h.
(Emmanuelle in Venice). França, 1993, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein, George Lazendy. Bela e jovem viúva vive o inferno ao lado da madrasta. Mas ela tem, além do carinho da criada, a amizade de Emmanuelle, que tratará de reaproximá-la de seu antigo amante. Inédito.

A DAMA DA ZONA
CNT/Gazeta, 23h40.
(Idem). Brasil, 1980, 90 min. Direção: Ody Fraga. Com Marlene Silva, Marlene França, David Neto. As andanças de Esmeralda, prostituta que concilia profissão pouco respeitável, com postura muito digna no cortiço onde mora. Ou seja: as coisas podem ser mais complexas do que parecem.

MINHA TERRA, MINHA VIDA
SBT, 0h45.
(Country). EUA, 1984, 107 min. Direção: Richard Pierce. Com Jessica Lange, Sam Shepard, Wilford Brimley, Matt Clark. Família de fazendeiros passa por inúmeros problemas, quando o governo as força a pagar uma grande dívida em curto espaço de tempo. Filme que busca a genuinidade no tema óbvio da terra. O elenco é o que mantém um mínimo senso artístico.

PLANO DE ATAQUE
Globo, 0h50.
(Plan of Attack). EUA, 1992. Direção: Fred Walton. Com Loni Anderson, Tony Denison, Candy Clark. Mulher estuprada, que por conta disso teve um filho, parece a ponto de esquecer o passado. Mas o estuprador, nesse momento, está saindo da cadeia, disposto a vingar-se dos anos que passou preso.

PAIXÃO TENTADORA
Bandeirantes, 2h.
(Tainted Love). EUA, 1995, 96 min. Direção: Jag Mundhra. Com Doug Jeffery, Lee Anne Beaman. Policial (Beaman) trata de se enfeitar para ficar atraente e se fazer passar por modelo. Seu objetivo é investigar uma série de assassinatos de modelos. Seu previsível problema é que se envolve em ardente romance com o principal suspeito. O filme também é óbvio.

A CASA DAS ALMAS PERDIDAS
Globo, 2h10.
(The Haunted). EUA, 1991, 100 min. Direção: Robert Mandel. Com Silly Kirkland, Jeffrey DeMunn, Louise Latham. Família leva uma vida normal até o dia em que efeitos paranormais começam a azucrinar sua vida. Recorrem à Igreja, parapsicólogos e tudo o mais para tentar afastar os fantasmas.

NA ONDA DO BREAK
SBT, 2h50.
(Beat Break). EUA, 1984, 105 min. Direção: Stan Lathan. Com Rae Dawn Chong, Guy Davis, Jon Chardiet. Grupo de jovens negros e porto-riquenho tentam o sucesso com a dança e o grafite.

TV PAGA
O "Dragão' e o "Lobisomem'

free-lance para a Folha

"O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (Bravo Brasil, 21h), de Glauber Rocha, atesta o quanto o cinema brasileiro necessita de uma "embalagem" para emplacar no exterior.
Inferior ao superior e anterior "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (64), do mesmo Glauber, este filme resgatava a figura de Antônio das Mortes em versão colorida e som sincronizado, bem ao gosto do júri (ou parte dele, é claro) de muitos festivais de cinema, em 69. Merece, portanto, toda a atenção do espectador hoje.
Tanta atenção quanto aquele que assistir a "O Lobisomem" (USA, 10h e 1h), pequena obra-prima de terror dos anos 40, que oferece não um, mas dois grandes homens-lobos na mesma película, Lon Chaney Jr. e Bela Lugosi. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.