São Paulo, sábado, 24 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COVAS X MALUF
Propostas não priorizam periferia e interior

da Reportagem Local

Em fevereiro, o então Secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, afirmou à Folha que deixava para seu sucessor "um deserto cultural" na periferia de São Paulo, além de uma atuação restrita da secretaria no interior.
As propostas dos dois candidatos ao governo, no entanto, não contemplam como prioritária uma atuação mais efetiva do Estado nessas áreas carentes.
O braço do governo nessas regiões são as oficinas culturais. Ao todo, há 27 delas em todo o território paulista, sendo 11 na capital, sete no interior e nove no litoral.
Não há, nos planos do governador licenciado Mário Covas (PSDB) ou do candidato Paulo Maluf (PPB), previsão de construção de novas oficinas ou mesmo a criação de outra instituição do tipo. Os programas apostam no encurtamento de distâncias para suprir esses vazios.
Para Neide Hahn, coordenadora do plano de Covas, a "integração cultural do paulista" será facilitada com a conclusão do anel viário.
"Não vamos fazer circo em cada pequeno bairro, isso é clientelismo. Fazer um grande anel viário emendando os pólos é o primeiro passo. Depois, faz-se a urbanização para dentro, com trem e metrô, e então coloca-se a questão do equipamento. É um pouco ambicioso, mas é a concepção", disse.
Já a proposta malufista enxerga na modernização e informatização da estrutura uma possibilidade de aumentar o número de pessoas atingidas pela secretaria.
"A prioridade para fazer espaços multiuso cumpre uma finalidade democrática e social. Atualizando os meios de comunicação da secretaria, criando sites, integraremos interior, litoral e capital", afirmou Mário Chamie, elaborador da proposta de Maluf.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.