São Paulo, sábado, 24 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O POETA
"Estrutura é arcaica", diz Chamie

da Reportagem Local

Poeta dissidente do concretismo, autor de "Lavra, Lavra" (62) e "Caravana Contrária" (98), Mário Chamie já foi secretário municipal da Cultura entre 79 e 83, na administração Reynaldo de Barros.
Atualmente, é professor de comunicação comparada e assessor na Emurb (Empresa Municipal de Urbanização). Sempre ligado politicamente a Paulo Maluf, definiu a proposta para a cultura junto com o atual secretário municipal da área, Rodolfo Konder. (PD)


Folha - Para o sr., qual o ponto principal das propostas?
Mário Chamie -
Não estamos propondo ações pontuais, mas sim estabelecendo uma política. A estrutura da secretaria é arcaica. É preciso promover um redimensionamento das bases estáveis de atividades, torná-las multiuso.
Folha - O que isso significa em termos práticos?
Chamie -
Um museu não se limita à exposição de artes plásticas. Temos de fazer com que eventos e atividades se integrem. Por exemplo, manter atividades permanentes de workshops para crianças no museu. Elas vão usufruir de forma mais rica e significativa as exposições que visitarem. Aí está a inclusão de uma vertente social, com a participação da comunidade.
Folha - Como o sr. vê a participação das empresas na cultura?
Chamie -
Determinadas instituições têm um caráter público mais definido, e o Estado tem obrigação de zelar por elas. Mas a parceria com a iniciativa privada é importante e será acionada. Não se pode ter posições dogmáticas.
Folha - Por que informatizar?
Chamie -
Hoje, a cultura tem linguagem digital, que democratiza o acesso a bens e serviços culturais em tempos e lugares diferentes. É a cultura à distância, que pode atingir até o Mercosul.
Folha - Essa informatização acontece em quatro anos?
Chamie -
Todo processo é de instauração. A partir daí, ele terá seu desenvolvimento natural.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.