São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TIAGO MATA MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Volta de King Kong
SBT, 14h
(King Kong Lives), EUA, 1986. 105 min. Direção: John Guillermin. Com Brian Kerwin, Linda Hamilton, John Ashton. Patuscada em lá maior. King Kong é aqui ressuscitado por uma transfusão de sangue depois que o aventureiro Kerwin encontra na selva uma gorila fêmea do tamanho da fera. Será, obviamente, amor à primeira vista. Nem mesmo o Exército conseguirá separar King da fabulosa Lady Kong.

Contato
SBT, 22h15
(Contact), EUA, 1997. Direção: Robert Zemeckis. Com Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods, John Hurt, Angela Bassett, Rob Lowe. Depois do patriótico "Independence Day" e do escrachado "Homens de Preto", os alienígenas são alvo de uma produção mais séria. Jodie Foster é a doutora Eleanor Arroway. Ao buscar sinais de vida inteligente extraterrestre, ela se depara com o ceticismo dos colegas, a falta de recursos do governo e a solidão do trabalho. Baseado no romance homônimo de Carl Sagan, o filme mostra como grupos políticos, religiosos e científicos reagem à evidência de vida extraterrestre.

Comando Ryan
Record, 22h30
(Hired to Kill), EUA, 1990, 90 min. Direção: Nico Mastorakis/ Peter Rader. Com Brian Thompson, Oliver Reed, George Kennedy. Thompson é o mercenário que se faz passar por um designer afeminado para encabeçar um grupo de gatinhas numa rebelião que visa libertar um líder político de um país da América Latina. O filme, segundo os comentaristas americanos, não é assim tão ruim quanto parece. Será?

A Balada do Pistoleiro
Bandeirantes, 23h
(Desperado). EUA, 1995. 104 min. Direção: Roberto Rodriguez. Com Antonio Banderas, Joaquim de Almeida, Steve Buscemi, Cheech Marin. Rodriguez reedita aqui, desnecessariamente, o seu "El Mariachi". No início, Rodriguez parece disposto a retomar a inventividade e o humor do filme original (rodado, segundo Rodriguez, com apenas US$ 7.000) com a dupla Marin e Buscemi, mas o diretor logo perde o rumo em sua busca desesperada pelo grande público. Banderas é o misterioso seresteiro que chega a uma cidade mexicana disposto a acertar as contas com chefão do tráfico.

Intercine
Globo, 2h05
As opções, nesta sexta-feira, são as seguintes: "Pânico em Alto Mar" (1992, de Christian Duguay, com Kate Jackson, Kenneth Welsh, Bruce Grenwood) e "Um Adolescente em Apuros" (1993, de Martin Nicholson, com Matt Frewer, Bobby Jacoby, Blair Brown).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
A genealogia do cinema de Polanski
Os nórdicos e os germânicos vêem tudo em preto-e-branco: Deus e o Diabo, a luz e as trevas. Já os eslavos preferem, como dizia o cineasta polonês Andrzej Munk, o cinza.
Um país como a Polônia, em que -como dizia o licencioso protagonista de "Cinzas e Diamantes"- nada deve ser levado muito a sério, não podia mesmo gerar um cinema muito maniqueísta e puritano.
Mais do que isso, note-se, tal cinematografia recorre constantemente a uma outra tradição: a da literatura libertina ("O Manuscrito de Saragoça") e demoníaca. Esta última tradição aparece no filme "Madre Joana dos Anjos" (Telecine Classic, 22h).
Como não encontrar nessa tradição a genealogia do cinema de Roman Polanski?

CINEMA
Mundo biografa e traz filme com Spencer Tracy
Às 21h de hoje, o canal Mundo homenageia o ator norte-americano com o programa "Biografia". Na sequência, às 22h, o canal leva ao ar o filme "Adivinhe Quem Vem para Jantar", produção de 1967 estrelada por Tracy, Katharine Hepburn e Sidney Poitier.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Determinação dos povos
Próximo Texto: José Simão: Piada pronta! Peru sob o regime de Paniagua!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.