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Cantar tema
ainda deixa
astros pop
orgulhosos
THALES DE MENEZES
da Reportagem Local
"Eu sou uma cidadã britânica.
Como tal, jamais recusaria cantar
um tema de James Bond."
A frase de Shirley Manson, vocalista da banda Garbage, mostra
duas coisas: que os britânicos
adoram mesmo o agente 007 e
que ser escalado para interpretar
a música de abertura de um de
seus filmes ainda é um galardão
no mundo pop.
No caso do Garbage, uma das
grandes bandas surgidas nesta
década, o grupo nem fez questão
de manter seu estilo. "The World
Is Not Enough", a canção, não
tem nada do rock tecno-grunge
do Garbage. É uma música romântica, derramada, com a vocalista da banda prestando homenagem ao estilão de sua famosa
xará Shirley Bassey.
E tudo começou mesmo com a
diva. Até "Goldfinger" (64), ninguém dava a mínima para as canções dos filmes de Bond. Ou será
que alguém se lembra de Matt
Munro cantando "From Russia
With Love", no ano anterior?
Mas "Goldfinger" foi um sucesso estrondoso, um clássico no repertório de Bassey. Em seguida, a
série de 007 emendou mais dois
ícones do pop chique dos anos 60:
Tom Jones, cantando "Thunderball" (65), e Nancy Sinatra, com
"You Only Live Twice" (67).
Depois de alguns anos de cafonice explícita nas canções, a estréia de Roger Moore como 007,
em 1973, merecia pompa. A escolha da música não poderia ser
mais grandiosa. Paul McCartney
emplacou seu maior sucesso
mundial pós-Beatles com "Live
and Let Die". Mudanças de andamento marcadas com riffs explosivos e algumas frases musicais
que grudam no ouvido fazem da
música de McCartney o maior hit
entre os temas de 007.
Como Moore compôs um Bond
mais romântico do que o de Sean
Connery, isso ficou refletido nos
temas do herói. Alguns resultados
foram péssimos, como a própria
Shirley Bassey voltando em 1979
com "Moonraker", musiquinha
mais do que detestável.
Mas houve grandes acertos, como a consagrada Carly Simon em
"Nobody Does It Better" (77), tema de "007 - O Espião que me
Amava", e a então novata Sheena
Easton com a belíssima canção
"For Your Eyes Only" (81), de
"007 - Somente para seus Olhos".
Os anos 80 foram marcados pelas bandas de rock e pela "maldição de 007". Quem foi escolhido
para criar o tema teve a carreira
em queda livre -como o Duran
Duran, que deu uma sumida depois de "A View to a Kill" (85), e o
A-Ha, que foi literalmente varrido
do mundo pop depois de gravar a
insossa "Living Daylights" (87).
Na fase Pierce Brosnan, nomes
de sucesso do pop voltaram às
"Bond songs". Em "GoldenEye"
(95), Bono e The Edge, da megabanda U2, brincaram com sons
eletrônicos no tema. No filme seguinte, "007 - O Amanhã Nunca
Morre" (97), Sheryl Crow mostrou com "Tomorrow Never
Dies" que os milhões de discos
vendidos não a tornam algo mais
do que uma cantora afetada.
Depois do Garbage, já se fala em
Beck ou Beastie Boys para o próximo filme. Boas opções.
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