São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA

Modelos fazem protesto

Agências acusam associação de cartel

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Modelos das agências Success e Click fizeram um piquete na entrada da Casa de Criadores, na última segunda-feira, para "chamar a atenção para o cartel que a Abamm (Associação Brasileira de Manequins e Modelos) está fazendo no mercado brasileiro", segundo o booker (agente) da Success, Ney Lopes. A Abamm defende que somente modelos de agências afiliadas podem desfilar na Casa de Criadores e na São Paulo Fashion Week.
Em comunicado à organização da São Paulo Fashion Week, a Abamm avisa que é "necessário que todos os estilistas participantes realizem seus castings somente com agências afiliadas à Abamm" e adverte que os modelos das agências Elite, Ford, L'Equipe, Marilyn, Mega e Next -que compõem a associação- podem ser retirados dos desfiles em que modelos de agências não-afiliadas estejam desfilando.
Por conta disso, os estilistas têm preferido escolher profissionais da Abamm com receio de que, caso contrário, eles percam modelos na hora do desfile.
Em nota oficial respondendo a esse comunicado, a São Paulo Fashion Week diz que é "contra qualquer tipo de coação, restrição ou discriminação".
O presidente da Abamm, Eli Wahbe, argumenta que o que motiva a decisão da associação não é restringir concorrência, mas "trazer mais seriedade ao mercado de modelos".
Segundo Hemerson Fabiano, da Click, a agência vem tentando entrar em contato com o presidente da Abamm desde julho do ano passado para cuidar do ingresso da Click na organização, mas que as reuniões eram desmarcadas. Vanessa Dantas, presidente da Click, foi recebida pela Abamm na última quarta.
A condição para que a agência ingresse para a Abamm é que eles se retratem da manifestação e pagem uma taxa de R$ 6.000. Dantas diz que não organizou a manifestação e que não vai se retratar. (RONALD VILLARDO e JACKSON ARAUJO)



Texto Anterior: Inverno 2002: Herchcovitch faz sua estréia na Cori
Próximo Texto: São Paulo, 448: Oficina faz leitura de manifesto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.