São Paulo, segunda, 25 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Chegada de Martim Afonso é encenada
São Vicente assiste a teatro na areia

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

O ator Oscar Magrini, o Johnny Percebe da novela "Torre de Babel", interpreta Martim Afonso de Souza hoje e amanhã na areia da praia do Gonzaguinha, em São Vicente (67 km a sudeste de SP).
Ao lado de Ney Latorraca (padre Gonçalo), Jonas Mello (João Ramalho adulto), Edilson Botelho (João Ramalho jovem) e Barbara Bruno (Bartira), Magrini é um dos cerca de 600 atores e figurantes que encenam o desembarque, em 1532, da expedição do colonizador português na primeira vila do Brasil.
A montagem da chegada de Martim Afonso é o maior espetáculo teatral ao ar livre do país, segundo a prefeitura, organizadora do evento, comemorativo do aniversário de 467 anos de São Vicente.
Entre as 13 edições já realizadas do espetáculo nos últimos 16 anos, a deste ano é a maior em número de atores e de público -há lugares para 5.000 pessoas em arquibancadas e camarotes. As apresentações acontecem às 20h, por R$ 1.
A diretora do espetáculo, Neyde Veneziano, afirmou que a montagem "sai um pouco do realismo", com os personagens Bartira e João Ramalho contando a história do céu.
Segundo o secretário municipal de Cultura da cidade, Amauri Alves, a prefeitura está contando com o auxílio de empresas patrocinadoras para pagar os R$ 800 mil consumidos pela montagem.
Ele pretende incluir o espetáculo no calendário oficial do governo federal para comemoração dos 500 anos do Brasil. Amanhã, o assunto será discutido durante reunião da comissão dos 500 Anos que acontecerá em São Vicente.
Na reunião, a prefeitura apresentará dois projetos à comissão. Um é o próprio espetáculo, que no ano 2000 terá a encenação transferida para a praia do Itararé, a fim de poder receber um público de até 10 mil pessoas. O outro é a instalação de um parque cultural temático reproduzindo a vila de São Vicente em 1570.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.