São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família move criação italiana

da enviada especial

Dois desfiles para 40 pessoas marcaram ontem de manhã a saída da estilista alemã Jil Sander de sua própria marca. Com preços altíssimos e uma qualidade de produto acima do vaivém das estações, a marca foi comprada pela Prada nos últimos meses. Insatisfeita, a estilista preferiu anunciar sua retirada de cena. No mundo da moda comenta-se até que Jil Sander vai morar na Índia.
As recentes aquisições azeitaram as engrenagens do Planeta Fashion. No ano passado, Gucci adquiriu Yves Saint Laurent (Tom Ford estréia na marca no outono), e Patrizio Bertelli, da Prada (que por sua vez também tentou adquirir o controle da Gucci) e Bernard Arnault, da LVMH (Met Henessy Louis Vuitton), juntaram forças para comprar a lendária casa Fendi, num negócio de US$ 950 milhões.
Impulsionada pelo sucesso da bolsa-baguette nos últimos três anos, a marca romana ficou na boca de todos, recentemente reforçada por ótimos ventos no território dos acessórios, e pelo excelente trabalho com peles. A coleção (com desfile também marcado para ontem) é desenhada pelo alemão Karl Lagerfeld, também o estilista da Chanel.
A estrutura da Fendi, fundada em 1925, é essencialmente familiar, o que é outra característica do cenário italiano. As famosas "irmãs Fendi", lideradas por Carla (Paola, Anna, Franca e Alda são as outras) cuidavam da companhia e mesmo agora respondem diretamente por acompanhamento de produto e comunicação.
Outras marcas de família na cena fashion italiana são a Missoni, a Benetton, a Bulgari (que em 97 fechou associação com a Ferragamo para os famosos perfumes e para acessórios), a própria Ferragamo, Anna Molinari (Molinari desenha a linha principal e a filha da estilista, Rosella Tarabini, cria para Blumarine e para a nova Blugirl, com Anna), mais Biagotti, Trussardi e Versace, claro. (EP)


Texto Anterior: Desfiles têm entrada caótica
Próximo Texto: À milanesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.