São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOS BASTIDORES
Produtor do ano é brasileiro

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Reportagem Local

Talvez até ele já tenha se esquecido disso, mas o melhor produtor de discos do ano, segundo a opinião do Grammy, também é brasileiro. Walter Afanasieff, 41, nascido em São Paulo, tornou-se nos anos 90 um dos donos do mapa da mina do sucesso fonográfico industrial "made in USA".
Quer saber o que ele faz? Bem, o prêmio recém-recebido vem de um pool de produções feitas para gente de dinheiro na indústria, como o latino Marc Anthony, o grupo para adolescentes Savage Garden, o "midas" do rhythm'n'blues Babyface, o jazzista de elevador Kenny G e a cantora-atriz Barbra Streisand.
Ex-tecladista de Jean-Luc Ponty, Afanasieff aprendeu a ser "midas" quando era assistente de Narada Michael Walden, produtor estilo "linha de montagem" de R&B e homem por trás de álbuns de sucesso de Whitney Houston e Aretha Franklin.
Fez fama como produtor de Mariah Carey e se divide atualmente entre o rhythm'n'blues (Natalie Cole, Peabo Bryson, Luther Vandross) e a onda latina (Ricky Martin, Marc Anthony). Nem é debutante em Grammy -sabe quem produziu "My Heart Will Go On", "gravação do ano" de 98 na voz da mulher-Titanic Celine Dion? Pois é.
Os dólares o perseguindo, adivinhe quem o procurou outro dia? Michael Jackson, em pessoa, para quem Afanasieff está produzindo uma faixa do novo álbum, chamada "Fall Again" -que, dizem, ostentará sabor latino.
Produtor daqueles que compõem, arranjam, palpitam e às vezes mandam nos produzidos, ele já anda tecendo comentários sobre Michael Jackson na mídia americana.
"Ele tem de parar com aquele choro no fim de cada frase, com aquela coisa de estalar os dedos. Tudo isso envelheceu, ele tem de se reinventar. Não pode nos dar de novo o que já cansamos de ouvir", afirmou a um site na Internet. Uau.


Texto Anterior: Caetano Veloso prefere "Oscar" brasileiro a Grammy
Próximo Texto: Falta prêmio para efeitos especiais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.