São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA - OSCAR
Indicados estréiam a reboque da estatueta

da Redação

Dos 45 longas-metragens que receberam alguma indicação ao Oscar -incluindo os documentários, animações e filmes de língua não-inglesa- 15, um terço deles, já foram exibidos ou estão em cartaz nas telas brasileiras (veja quadro nesta página).
No entanto, dois dos principais indicados chegam hoje por aqui. "Beleza Americana", com oito indicações, e "O Informante", com sete, entram com 136 e 96 cópias, respectivamente.
O ritmo das estréias vai aumentando com a proximidade do Oscar, no dia 26 de março.
Veja só: no dia 3, semana que vem, são mais quatro: "Regras da Vida", que também tem sete indicações, empatado, portanto, com "O Informante"; "À Espera de Um Milagre", drama penitenciário que traz Tom Hanks no elenco (mas o indicado é o coadjuvante Michael Clarke Duncan); "Quero Ser John Malkovich", longa de estréia de Spike Jonze; e o infantil "O Pequeno Stuart Little".
Somando as estréias de hoje e as de sexta que vem, o brasileiro já tem quatro dos cinco indicados a melhor filme pela Academia. O quinto boa parte do público já deve ter visto: "O Sexto Sentido". Em cartaz desde outubro passado, é um "blockbuster" absoluto -teve a maior bilheteria de 99, acumulando, até agora, mais de 4,4 milhões de espectadores.
No dia 10 de março, o embate passa para o campo da atuação feminina. Hilary Swank mostra sua Teena Brandon, a moça que queria ser garoto, em "Meninos Não Choram". Duelando com Swank, Meryl Streep vem de "Música do Coração", sua 12ª indicação.
"Meninos Não Choram" traz ainda uma concorrente a coadjuvante, Chloë Sevigny ("Kids").
E, na última sexta antes do evento, mais quatro produções tomam as telas nacionais.
"Garota, Interrompida", sobre jovens internas em manicômio, entra na disputa com a filha de Jon Voight, Angelina Jolie, indicada ao prêmio de coadjuvante.
"Fim de Caso" conta a história de amor entre a indicada a atriz principal Julliane Moore e Ralph Fiennes. O filme concorre ainda na categoria de melhor fotografia.
"Hurricane - O Furacão" conta só com Denzel Washington para abocanhar um homenzinho dourado. E "Neve sobre os Cedros", que tem Max von Sydow e o galã pós-teen Ethan Hawke, mas luta só pela fotografia.

Nem sinal
Bem, mas e os outros 34 longas?
Além de "O Sexto Sentido", sete estão em cartaz, contando com "Buena Vista Social Club", do alemão Wim Wenders, que concorre a melhor documentário. O filme estreou no Rio, mas por ora é só.
Oito já saíram dos cinemas, dos quais três estão em vídeo e um deve chegar às locadoras no dia 15 de março. Também voltará a mais salas "Tudo sobre Minha Mãe".
A consagração do espanhol Pedro Almodóvar -que ainda não se cansou de ouvir seu nome ser chamado a palcos do mundo afora e deve levar também o Oscar de melhor filme estrangeiro- regressa com 55 cópias, colocadas nos cinemas gradativamente a partir da semana que vem.
Há os que só chegam após a festa, como "Est-Ouest", filme do francês Régis Wargnier que concorre com o de Almodóvar e vem no fim de março, e "Magnolia", com três indicações (26 de maio).

Sem distribuidora
Fechando a conta, os que não têm distribuidora ou estréia acertada -entre os quais "South Park", a versão longa do desenho animado de humor negro; o musical de Mike Leigh ("Segredos e Mentiras"), "Topsy-turvy"; e o novo Woody Allen, "Sweet and Lowdown", que tem Sean Penn (melhor ator) e Samantha Morton (atriz coadjuvante) -, além dos outros quatro indicados a melhor documentário e três para melhor filme estrangeiro.
(FRANCESCA ANGIOLILLO)



Texto Anterior: Spike Lee acerta a mão em mosaico de época
Próximo Texto: Fantasporto 2000: Portugal abre seu festival fantástico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.