São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Patinho Feio
SBT, 14h45.
 
(The Ugly Duckling). EUA, 97. Direção: David Elvin, Matin Gates. Com Paul Panting, Imelda Staunton, Hugh Laurie. A fábula do Patinho Feio, bem conhecida, diz respeito ao filhote de pata que destoa de seus irmãos pela feiúra. O desprezo e a infelicidade serão seu destino. Ao menos até o dia em que desabrocha e mostra-se sob outra luz. Obscuríssimo.

Os Bons Companheiros
SBT, 1h30.
    
(Goodfellas). EUA, 90, 146 min. Direção: Martin Scorsese. Com Robert de Niro, Ray Liotta, Joe Pesci. Se Coppola vê a Máfia como algo romântico, Scorsese lança-lhe um olhar realista. Aqui, são pequenos bandidos, bons amigos, absolutamente boçais (como os demais) que cavam seu lugar na organização. Magnífico.

Intercine
Globo, 2h25.

Para a Quarta-Feira de Cinzas o espectador é chamado a escolher entre "As Noites de Rose" (91, de Martha Coolidge, com Laura Dern, Robert Duvall) e "Luar sobre Parador" (88, de Paul Mazursky, com Richard Dreyfuss, Raul Julia).

Refém por Vingança
SBT, 4h15.
  
(Murder at the World Series). EUA, 77. Direção: Andrew V. McLaglen. Com Lynda Day George, Karen Valentine. Jovem perturbado por ser rejeitado em um time de beisebol, decide seqüestrar a mulher de um dos jogadores como vingança. Filme feito para TV. (IA)

Sonho de Hollywood

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É muito estranho o caso de Hector Babenco: seus filmes eram muito mais hollywoodianos aqui do que em Hollywood.
Não é defeito ser hollywoodiano. Consiste, entre outras, em trabalhar dentro do sistema clássico de representação, ao mesmo tempo em que conserva uma ligação empática com o público. Ora, "Ironweed" (Telecine Emotion, 22h) é uma fossa completa. Passa-se durante a Depressão e tem por centro o encontro entre o alcoólatra Jack Nicholson e uma igualmente amargurada Meryl Streep.
Parece que Babenco fez o filme para provocar o público, para não dar o que esperavam dele. Que importa? O resultado é extremamente poético, e os atores, antes de dar show, são extremamente eficientes. Foi um fracasso de bilheteria. Assim é a vida.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.