São Paulo, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Banda faz rock "viajandão" para ser ouvido alto

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

Em um dicionário ilustrado, o verbete "rock and roll" poderia estar acompanhado da reprodução da capa de "By Your Side", quinto álbum do grupo norte-americano Black Crowes. Poucos trabalhos recentes são uma louvação tão grande ao rock and roll básico.
Os anos 70 estão mesmo na pauta musical de 1999. Enquanto Placebo e outras bandas mergulham na herança do glitter do início da década de 70, o Black Crowes prefere seguir sua carreira como se fosse uma banda de rock "viajandão" da mesma época.
Com um pé no blues, a referência poderia ser os Stones, mas o maior espelho para os Crowes é mesmo o Faces, seminal banda que reunia Rod Stewart, o atual Stone Ronnie Wood e Kenny Jones, que substituiu Keith Moon no Who.
A voz do vocalista Chris Robinson é uma cópia descarada de Rod Stewart, e ele ainda força um pouco para se aproximar mais do ídolo. E Chris berra uma barbaridade, pois só assim consegue se destacar diante da paulada sonora produzida pelo Black Crowes.
Desde a primeira faixa, a intenção da banda em "By Your Side" é deixar o ouvinte "ligadão". Pode ser batendo cabeça sem parar em rocks rápidos e enlouquecidos como "Go Faster", "Kickin" My Heart Around" e "Then She Said My Name" -esta com um melotron de fazer o Moody Blues morrer de inveja-, ou em baladas de arrepiar, como a faixa-título.
A adoração do Black Crowes pelo som dos anos 70 pode encobrir a força melódica e poética dos irmãos Robinson, Chris e o guitarrista Rich. Ao contrário de bandas que pagam tributo ao passado em discos que são pura cópia, o Black Crowes é uma senhora banda de rock, que brilharia também se tivesse surgido há 25 anos.
Para os ouvintes veteranos, "By Your Side" é uma trip nostálgica, boa para recordar outras viagens da juventude. Para a molecada, o Black Crowes é essencial ao mostrar como se faz rock de garra, de pegada, para ser tocado ao vivo.
Se depender do Black Crowes, o roqueiro do fim-de-século pode arrumar uns almofadões e cerveja gelada. Alguns pôsteres e uma calça boca-de-sino caem bem. E o fã pode marcar também uma consulta no oftalmologista, porque este "By Your Side" deve ser ouvido no último volume.

Disco: By Your Side
Banda: The Black Crowes
Lançamento: Sony
Quanto: R$ 18, em média



Texto Anterior: Black Crowes volta à simplicidade
Próximo Texto: Quadrinhos: Heróis "normais" de "Watchmen" voltam
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.